Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC1h - Hipertensão

21829 - CONTROLE ADEQUADO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL ENTRE ADULTOS MAIS VELHOS: ELSI-BRASIL
JOSÉLIA OLIVEIRA ARAÚJO FIRMO - FIOCRUZ MINAS, JULIANA VAZ DE MELO MAMBRINI - FIOCRUZ MINAS, SÉRGIO VIANA PEIXOTO - FIOCRUZ MINAS; ESCOLA DE ENFERMAGEM-UFMG, ANTÔNIO IGNÁCIO DE LOYOLA FILHO - FIOCRUZ MINAS; ESCOLA DE ENFERMAGEM/UFMG, PAULO ROBERTO BORGES DE SOUZA JÚNIOR - FIOCRUZ, FABÍOLA BOF DE ANDRADE - FIOCRUZ MINAS, MARIA FERNANDA LIMA E COSTA - FIOCRUZ MINAS


Apresentação/Introdução
A prevalência da hipertensão arterial sistêmica (HAS) é alta na população geral e aumenta com a idade, alcançando mais de 60% na faixa etária idosa. A HAS está associada à idade, hábitos de vida pouco saudáveis e fatores socioeconômicos, que também interferem no seu controle que, apesar dos avanços científicos e tecnológicos das últimas décadas, continua sendo um desafio para saúde pública global.


Objetivos
Estimar a prevalência e examinar a associação entre fatores sócio-demográficos, e controle adequado da hipertensão arterial (HAS) em amostra nacional representativa da população brasileira com 50 anos ou mais.


Metodologia
A análise foi baseada em dados de 4.148 participantes da linha de base do Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil), com diagnóstico médico prévio para hipertensão e em uso de anti-hipertensivos. A variável dependente foi a pressão sistólica e diastólica < 140 e <90 mmHg. As variáveis independentes foram idade, sexo, escolaridade, nível sócio-econômico da família, residência em zona rural/urbana, macro-região de residência, tabagismo atual, atividade física, consumo de verduras ou legumes, de frutas e de suco de frutas, consumo excessivo de álcool e o índice de massa corporal.


Resultados
A prevalência do controle adequado da HAS foi igual a 51,1% (IC 95% 48,5 – 53,6). Associações estatisticamente significantes foram observadas para escolaridade (Razão de Prevalência [RP]=1,13; IC95% 1,04-1,24 e RP= 1,13; IC 95% 1,02-1,26 para aqueles com 4-7 e 8+ anos de estudo, respectivamente), nível sócio econômico da família (RP= 1,25; IC 95% 1,09-1,43 para aqueles no quintil mais alto), residência na região Sul (RP = 1,17; IC 95% 1,02-1,34) e índice de massa corporal igual ou superior a 30 kg/m2 (RP = 1,10; IC 95% 1,01-1,18).


Conclusões/Considerações
A prevalência do controle adequado da HAS na população brasileira com 50 anos ou mais foi maior que a média observada entre países de média e baixa renda e foram observadas desigualdades sociais e regionais no controle adequado da HAS nessa população, com maior controle entre aqueles com maior escolaridade, melhor situação sócio econômica e residência na região Sul.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360