28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC1h - Hipertensão |
21276 - ATIVAÇÃO DA INTENÇÃO PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE SAL ENTRE HIPERTENSOS: PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO AOS ENFERMEIROS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE ANDRESSA TEOLI NUNCIARONI - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS; UNICAMP, ADRIANA FREITAS - TIER 1 CANADA RESEARCH CHAIR IN SHARED DECISION MAKING AND KNOWLEDGE TRANSLATION, UNIVERSITÉ LAVAL, QUÉBEC, QC, CANADA; POPULATION HEALTH AND PRACTICE-CHANGING RESEARCH GROUP, CHU DE QUÉBEC RESEARCH CENTRE, QUÉBEC, QC, CANADA, ROBERTA CUNHA MATHEUS RODRIGUES - FACULDADE DE ENFERMAGEM, UNICAMP, FRANCE LÉGARÉ - TIER 1 CANADA RESEARCH CHAIR IN SHARED DECISION MAKING AND KNOWLEDGE TRANSLATION, UNIVERSITÉ LAVAL, QUÉBEC, QC, CANADA; POPULATION HEALTH AND PRACTICE-CHANGING RESEARCH GROUP, CHU DE QUÉBEC RESEARCH CENTRE, QUÉBEC, QC, CANADA; DEPARTMENT OF FAMILY MEDICIN, MARIA CECÍLIA GALLANI - LAVAL UNIVERSITY, FACULTY OF NURSING, QUEBEC, CANADA
Apresentação/Introdução Na atenção primária à saúde, o enfermeiro possui papel chave na promoção da mudança de comportamentos em saúde e pode atingir um grande número de pacientes, porém ainda são escassas as intervenções baseadas em teoria aplicadas na prática. A estratégia de Ativação da Intenção é uma intervenção que pode ser aplicada na saúde coletiva para transformar a intenção positiva em comportamento efetivo.
Objetivos Desenvolver, implementar e avaliar um programa de capacitação teórico-prático sobre a estratégia de Ativação da Intenção para enfermeiros da atenção primária à saúde para redução do consumo de sal em pacientes hipertensos.
Metodologia Participaram do processo de desenvolvimento do Programa de Capacitação enfermeiros com experiência clínica e científica em atenção primária à saúde, estratégias de educação permanente para profissionais de saúde e conhecimentos sobre desenvolvimento, implementação e avaliação de intervenções que promovem mudanças de comportamentos relacionados à saúde. O desenvolvimento ocorreu em 3 fases: apresentação do projeto com um grupo sobre mudança de comportamentos e qualidade de vida; discussão com o órgão municipal responsável pela organização das capacitações aos profissionais de saúde e pela gestão da política de integração entre ensino e serviço; validação por banca de especialistas.
Resultados Após as fases de discussão e validação, o conteúdo, estratégias pedagógicas e os procedimentos do programa de capacitação foram definidos. O programa de capacitação teórico-prático foi então implementado, com carga horária total de 20 horas e três oficinas de trabalho sobre: aspectos metodológicos e éticos em pesquisa clínica com humanos, quantificação do consumo de sal e das variáveis psicossociais e pressupostos teórico-práticos das estratégias de Ativação da Intenção. Ao final, 10 enfermeiros finalizaram a capacitação e avaliaram a intervenção como factível e importante para a prática clínica, devido ao poder de aumentar a autonomia do paciente e a qualidade do cuidado de enfermagem.
Conclusões/Considerações Trata-se de estudo pioneiro na capacitação de enfermeiros da prática clínica para uso de intervenção baseada em evidência visando à promoção do consumo saudável de sal entre pacientes hipertensos. Os profissionais participantes do Programa de Capacitação reconheceram a importância da estratégia utilizada para mudar comportamentos relacionados à saúde e avaliaram-na positivamente como ferramenta a ser utilizada cotidianamente na atenção primária.
|