27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC1d - Pesquisa em DCNT 1 |
28314 - ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICO DAS INTERNAÇÕES DE IDOSOS POR CONDIÇÃO CRÔNICA SENSÍVEL NA 11ª REGIÃO DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ ANDRÉA CARVALHO ARAÚJO MOREIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, SAMIR GABRIEL VASCONCELOS AZEVEDO - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, IASMIM CUNHA MARANGUAPE - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, NAIARA TEIXEIRA FERNANDES - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, JAMYLLE LUCAS DINIZ - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
Apresentação/Introdução A análise das internações por condições crônicas sensíveis à atenção primária permite avaliar o desempenho do sistema de saúde, tornando-se um instrumento de gestão do cuidado com vistas a melhorar a assistência na atenção primária. Nesse sentido, torna-se relevante estudos com esse perfil, que possam contribuir na melhoria dos indicadores de saúde.
Objetivos Levantar o perfil social de idosos hospitalizados por DCNT e as principais causas de internação por condição sensível à atenção primária, na 11ª Região de Saúde.
Metodologia Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo e transversal com abordagem quantitativa. A população foi composta por idosos com 60-74 anos, internados no período de 2012 a 2016 na 11° Região de Saúde do Ceará. A coleta de dados ocorreu no período de agosto a dezembro de 2017 por meio do Sistema de Internação Hospitalar (SIH/SUS), do departamento de informática do SUS (DATASUS) que é de livre acesso ao público. Foram selecionadas internações por DCNT, sendo a causa de internação os sete grupos classificados como DCNT sensível a atenção básica de acordo com o CID-10. Os dados obtidos foram transferidos para planilha no programa da Microsoft Excel e foram organizados em tabelas e gráficos.
Resultados No período de 2012 a 2016 totalizaram 11.477 internações por condições crônicas sensíveis a atenção primária. Observou-se que 54,3% eram do sexo masculino e 45,7% do sexo feminino. Dentre as cidades que tiveram distribuição maior de internações entre os homens destacaram-se: Cariré, Catunda, Ipu, Massapê, Reriutaba, Santa Quitéria e Sobral. Quanto ao grupo de causas, identificou-se maior prevalência da insuficiência cardíaca congestiva em todos os anos, já para as doenças cerebrovasculares é preocupante sua ascensão, com um pico significativo no ano de 2016.
Conclusões/Considerações As DCNT representam um problema de saúde pública por acarretar danos a vida do idoso. A análise das internações por condições sensíveis é um indicador que pode ser utilizado para avaliar a qualidade da assistência ofertada pela atenção básica à saúde e deve trazer reflexões mais profundas sobre a atenção á saúde do idoso e as formas de enfretamento e controle das DCNT.
|