Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC1d - Pesquisa em DCNT 1

26761 - DEPRESSÃO E MULTIMORBIDADE EM IDOSOS BRASILEIROS, 2013: DIFERENÇAS POR COBERTURA DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
INDIARA DA SILVA VIEGAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, TIAGO NEUENFELD MUNHOZ - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, JULIANA DAMASCENO NUNES LOPES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, SABRINA RIBEIRO FARIAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, BIANCA MACHADO DE ÁVILA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, SANDRO ROGÉRIO RODRIGUES BATISTA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, BRUNO NUNES PEREIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS


Apresentação/Introdução
A multimorbidade é o acontecimento de diferentes doenças crônicas em uma pessoa, normalmente definida como duas ou mais morbidades. É um grave problema de saúde pública, afetando mais de 60% da população idosa. Entender os efeitos segundo coberturas de atenção à saúde pode contribuir para melhor foco nas estratégias de prevenção da depressão.


Objetivos
Avaliar a associação de multimorbidade e depressão entre idosos no Brasil segundo a cobertura de Estratégia Saúde de Família (ESF), e identificar as doenças individuais associadas ao problema.


Metodologia
Estudo transversal de base nacional. Foram utilizados dados obtidos na Pesquisa Nacional de Saúde, 2013. A depressão foi mensurada utilizando-se o algoritmo do Patient Health Questionnaire-9 (rastreio positivo: idosos que referiram cinco ou mais sintomas, pelo menos um sendo humor deprimido ou anedonia). A multimorbidade física foi operacionalizada pelo relato do diagnóstico médico na vida de uma lista de 17 doenças.
As análises brutas e ajustadas foram realizadas por meio de regressão de Poisson. O ajuste nas análises foi realizado para variáveis demográficas e socioeconômicas. Na avaliação das doenças isoladas associadas à depressão, as outras morbidades foram incluidas no ajuste.



Resultados
A amostra foi composta por 11.177 idosos, sendo mais da metade composta por mulheres. A prevalência de depressão em idosos foi de 5,2% aumentando linearmente com o maior número de doenças físicas, sendo maior entre idosos cobertos pela ESF (5,6%). Após ajuste, idosos com multimorbidade tiveram mais depressão, independentemente da cobertura de ESF. Entre idosos cobertos pela ESF, as morbidades derrame, artrite/reumatismo, problema na coluna e bronquite estiverem estiveram associadas à depressão na análise ajustada. Entre idosos não cobertos, derrame e enfisema estiveram associados.


Conclusões/Considerações
A multimorbidade aumenta a ocorrência de depressão entre idosos brasileiros conforme observado em evidências internacionais. Apesar de maior nas áreas de ESF, essa associação permanece independentemente da cobertura de atenção primária. Em áreas de ESF, mais doenças foram associadas à depressão, sinalizando a maior complexidade para manejo dessas idosos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360