Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC1d - Pesquisa em DCNT 1

22173 - DOENÇA DE ALZHEIMER NO BRASIL: REVISÃO SISTEMÁTICA E ESTUDO DE TENDÊNCIA TEMPORAL DA MORBIMORTALIDADE DE 1996 A 2015
SUELLEN CRISTIANE GANDOLFO FINATI - FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA, OLINDA DO CARMO LUIZ - FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA


Apresentação/Introdução
O envelhecimento da população ocorre mundialmente como resultado do aumento da expectativa de vida. Como consequência, observa-se o aumento de doenças crônicas como as doenças cardiovasculares, a osteoporose e as doenças neurodegenerativas, dentre elas a doença de Alzheimer.


Objetivos
Avaliar os estudos disponíveis até o momento sobre a epidemiologia da doença de Alzheimer, traçar o perfil sociodemográfico e avaliar a tendência temporal da morbimortalidade pela doença no Brasil entre os anos de 1996 e 2015.


Metodologia
A pesquisa será realizada em 2 eixos, sendo o primeiro uma revisão sistemática sobre a prevalência de demência na população brasileira. O segundo eixo será um estudo de tendência temporal da taxa de morbimortalidade por doença de Alzheimer abrangendo as 5 regiões do Brasil entre 1996-2015. Serão utilizados dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade. As informações sobre a população e os dados socioeconômicos serão obtidos junto ao IBGE. A morbidade será avaliada com base nos dados da Autorização de Procedimentos de Alta Complexidade (APAC), verificando o perfil sociodemográfico dos portadores de doença de Alzheimer usuários de medicamentos dispensados pelo SUS.


Resultados
Até o momento foi concluída a revisão sistemática, observando-se que as taxas de prevalência de pessoas com 65 anos ou mais variavam de 5,1% a 17,1%. Esta grande variação pode ser explicada pela diferença nas populações estudadas e por diferentes metodologias. Um estudo constatou aumento na aquisição de medicamentos pelo governo entre os anos de 2008 a 2013. Os gastos também aumentaram com o tempo, o que indica aumento crescente do diagnóstico entre os brasileiros e/ou maior acesso ao tratamento.


Conclusões/Considerações
Até o momento não há artigos publicados sobre o perfil sóciodemográfico da morbimortalidade da doença de Alzheimer na população brasileira. Há alguns estudos que se referem a demências em geral ou possuem uma amostra pequena, geralmente participantes institucionalizados. Espera-se com este estudo aumentar o conhecimento epidemiológico da doença de Alzheimer na população brasileira ao longo do tempo.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360