29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC1j - pesquisa em DCNT 3 |
26014 - VALIDAÇÃO DE UM NOVO E SIMPLIFICADO ESCORE VISUAL DE SINTOMAS PROSTÁTICOS (EVSP) EM HOMENS COM SINTOMAS DO TRATO URINÁRIO INFERIOR UESLEI MENEZES DE ARAUJO PEREIRA - UEFS, CAROLINE SANTOS SILVA - UEFS, MATEUS ANDRADE ALVAIA - UEFS, KÁTIA SANTANA FREITAS - UEFS, BRUNA MATOS SANTOS - UEFS, HEROS AURELIANO ANTUNES DA SILVA MAIA - UEFS, ANNA PALOMA MARTINS ROCHA RIBEIRO - UEFS, CARLOS ALBERTO LIMA DA SILVA - UEFS, MICHELE DOS SANTOS LIMA - UEFS, JOSÉ DE BESSA JUNIOR - UEFS
Apresentação/Introdução Pictogramas têm sido utilizados na avaliação e na pesquisa clínica como alternativa aos questionários, principalmente em população com baixa escolaridade. O Visual Prostate Symptom Score (VPSS), foi desenvolvido para avaliar sintomas do trato urinário inferior (STUI) em homens. Cada figura corresponde a um valor numa escala numérica e que somados determinariam a gravidade dos sintomas.
Objetivos Realizar a adaptação e validação do pictograma Visual Prostate Symptom Score (VPSS) em homens com sintomas do trato urinário inferior.
Metodologia Modificações no instrumento original (VPSS) (alterações nas imagens, ajustes das possibilidades, ordem de apresentação), resultaram em um novo instrumento denominado escore visual de sintomas prostáticos (EVSP). Para o processo de validação foram administrados o International Prostate Symptom Score (IPSS) (padrão-ouro) e o novo pictograma para 100 participantes. As pontuações totais de cada participante para o IPSS (0 a 35) e EVSP (1 a 12) foram avaliadas para determinar o grau de concordância entre os questionários. Fluxo urinário máximo (Fmax) também foi avaliado.
Resultados A idade média foi 58,43±9,83 anos e de anos estudados 9,76±4,4. 47% dos sujeitos apresentavam STUI moderados ou graves no IPSS. Houve correlações estatisticamente significantes entre EVSP total e IPSS total (r 0,548;p<0,0001) assim como para a questão de qualidade de vida (r 0,579;p<0,0001). O EVSP possui acurácia diagnóstica em identificar casos mais graves (IPSS > 12) área sob a curva ROC=0,812(p<0,0001). EVSS ≥4 tem sensibilidade de 86% em detecção dos casos graves. Fmax foi significativamente menor nos pacientes com STUI mínimos,12[10-18]x20[13-26],p<0,01. Todos responderam ao EVSP sem ajuda significativa e tempo de resposta médio 0,9±0,2 min para EVSP e 3,1±0,34 min para IPSS(p<0,0001).
Conclusões/Considerações EVSP é instrumento simples, autoaplicável, apresentou significante poder discriminante entre STUI e pode representar uma ferramenta útil para o diagnóstico e acompanhamento de homens com STUI especialmente na atenção primária e em populações de baixa compreensão.
|