Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC1j - pesquisa em DCNT 3

23515 - DOR NAS COSTAS E SEUS IMPACTOS NA FUNCIONALIDADE DE ADOLESCENTES ESCOLARES
TATIANA - UERJ, MAURO FELIPPE FELIX MEDIANO - FIOCRUZ, ROSELY SICHIERI - UERJ, DIANA BARBOSA CUNHA - UERJ


Apresentação/Introdução
A dor nas costas é considerada um importante problema de saúde pública pelo impacto na capacidade funcional de adultos, sendo a mais cara condição para o sistema público de saúde em muitos países. Apesar do aumento de sua prevalência em adolescentes e da relação desta condição na adolescência com a fase adulta, estudos que avaliem o impacto da dor nas costas em adolescentes ainda são escassos.


Objetivos
Avaliar a associação entre dor nas costas em suas diferentes regiões (cervical torácica e lombar), intensidade e número de regiões dolorosas na coluna com a funcionalidade de adolescentes escolares.


Metodologia
Estudo transversal realizado em uma amostra de 350 alunos do 5º ao 9º ano de uma escola pública de Niterói, Rio de Janeiro. Foram realizadas medidas antropométricas e as informações sociodemográficas, de estilo de vida, frequência e intensidade das dores cervical, torácica e lombar e funcionalidade (ausência na escola, afastamento das atividades físicas, procura por atendimento de saúde e uso de medicação) foram autorreferidas. Foram realizadas análises de regressão logística para investigar a associação entre dor nas costas e funcionalidade estratificadas por sexo.


Resultados
Frequências de dores cervical, torácica e lombar foram 63,7%, 54,3% e 34,6% e médias de intensidades foram 2,3 (+0,2), 2,0 (+0,2) e 1,3 (+0,1), respectivamente. Dor em duas ou três regiões foi experimentada por 53,1% dos alunos. A dor provocou afastamento de 10,6% alunos das aulas, 11,7% das atividades físicas, 7,7% precisaram de atendimento e 10,9% usaram medicação. Em meninos, a dor lombar e sua intensidade estiveram associadas às quatro questões de funcionalidade, para meninas o mesmo ocorreu para dor torácica. Ter duas ou três regiões dolorosas na coluna esteve associado para quase todas as questões de funcionalidade para meninos e ter três para quase todas as questões para as meninas.


Conclusões/Considerações
Observou-se elevada frequência de dor nas costas em algum momento da vida entre os adolescentes investigados, sendo que mais da metade destes relatou dor em mais de duas regiões da coluna. Estratégias que reduzam a ocorrência de dor nas costas são necessárias visto que já nesta fase da vida foi observada repercussão negativa na capacidade funcional desta população.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360