Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC1c - Agravos cardiometabólicos

27927 - FATORES PREDITORES DA SÍNDROME METABÓLICA NA POPULAÇÃO ADULTA RESIDENTE EM CAMBÉ, PARANÁ, APÓS QUATRO ANOS DE SEGUIMENTO
MAIRA SAYURI SAKAY BORTOLETTO - UEL, KÉCIA COSTA - UEL, ANA MARIA RIGO SILVA - UEL, WLADITHE ORGAN DE CARVALHO - UEL, MARCOS APARECIDO SARRIA CABRERA - UEL


Apresentação/Introdução
A Síndrome Metabólica (SM) é definida como um conjunto de fatores metabólicos que aumentam o risco de morbimortalidade cardiovascular. Entre os fatores associados à sua ocorrência encontram-se a presença de componentes pré-síndrome metabólica, sexo e idade, entre outros.


Objetivos
Analisar a incidência da SM e fatores preditores na população adulta de 40 anos residentes em Cambé, Paraná, participantes do Projeto VIGICARDIO, entre 2011 e 2015.


Metodologia
Trata-se de um estudo longitudinal, prospectivo. Em 2011, dos 1.180 indivíduos entrevistados, 959 realizaram a coleta de exames laboratoriais essenciais para a definição da SM. Foram excluídos 515 indivíduos classificados com SM, restando 444 elegíveis para o seguimento. Em 2015 foram localizados e entrevistados 349 indivíduos. Destes, 312 compareceram à coleta de exames laboratoriais e constituíram a população de estudo. Para a classificação da SM utilizou-se a definição harmonizada de 2009. A análise de regressão logística múltipla foi utilizada para identificar fatores preditivos à incidência acumulada da SM, estratificada por sexo.


Resultados
A incidência acumulada foi de 32,4%, entre as mulheres 40,1% e entre os homens 20,0%. A incidência para a presença de um componente isolado foi de 11,5%, sendo maior entre os portadores do componente triglicerídeo elevado. Na presença de dois componentes pré-SM a incidência foi de 46,5%, com destaque para a combinação obesidade abdominal e glicemia alterada. Nas mulheres o hábito de fumar associou-se como fator de proteção, autopercepção negativa do estado de saúde e a presença de componentes pré-SM, com aumento da chance de incidência da SM. Nos homens, apenas o índice de massa corpórea, classificado como sobrepeso ou obesidade, foi associado significativamente.


Conclusões/Considerações
As características associadas à incidência da SM podem auxiliar no planejamento de ações precoces de intervenção. Foi relevante a associação verificada entre obesidade e SM. Diante da prevalência da obesidade infantil e seu reflexo no desenvolvimento de doenças crônicas na vida adulta, indica que a prevenção primária da obesidade talvez seja o foco principal das ações de controle da SM.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360