Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC1c - Agravos cardiometabólicos

27907 - PREVALÊNCIA DA SÍNDROME METABÓLICA E SEUS COMPONENTES EM ADULTOS DE 40 ANOS E MAIS APÓS QUATRO ANOS
MAIRA SAYURI SAKAY BORTOLETTO - UEL, KÉCIA COSTA - UEL, ANA MARIA RIGO SILVA - UEL, WLADITHE ORGAN DE CARVALHO - UEL, MARCOS APARECIDO SARRIA CABRERA - UEL


Apresentação/Introdução
A síndrome metabólica (SM) caracteriza-se pela ocorrência de três ou mais dos seguintes componentes: alteração do nível pressórico, glicemia de jejum alterada, obesidade abdominal, hipertrigliceridemia e baixos níveis de HDL. A presença SM duplica o risco de mortalidade cardiovascular e sua prevalência na população adulta tem aumentado em vários países no mundo.


Objetivos
O objetivo do estudo foi analisar a prevalência da SM e seus componentes em adultos, residentes em Cambé, Paraná, em dois momentos, 2011 e 2015.


Metodologia
Estudo comparativo com 652 indivíduos participantes em 2011 e 2015. A SM foi identificada segundo a definição harmonizada, pela presença de três ou mais dos componentes: circunferência abdominal ≥102 cm homens e ≥ 88 cm mulheres; triglicérides: ≥ 150mg/dl e/ou tratamento medicamentoso; PAS ≥ 130 e/ou PAD ≥ 85 mmHg e/ou tratamento medicamentoso; HDL: <40 mg/dl em homens e <50 mg/dl em mulheres e/ou tratamento medicamentoso; glicemia jejum: ≥100 mg/dl e/ou tratamento do diabetes. Para a comparação das prevalências da SM e de seus componentes foi utilizado o teste de Mc Nemar e para a comparação entre os sexos o teste qui-quadrado, adotando-se o nível de significância de p<0,05.


Resultados
Entre 2011 e 2015 houve aumento estatisticamente significativo da prevalência da SM e de todos os seus componentes, exceto da glicemia de jejum alterada. O componente mais prevalente em ambos os períodos foi alteração dos níveis pressóricos, 68,3% e 71,3% respectivamente. Entre as mulheres, o componente mais frequente foi a obesidade abdominal e entre os homens a alteração dos níveis pressóricos.


Conclusões/Considerações
Além da piora do perfil metabólico na população, destaca-se o comportamento individual dos componentes da SM e esta observação permite refletir sobre sua aplicabilidade clínica. Embora seja importante a identificação dos indivíduos portadores da SM, a intervenção individual dos componentes ainda deve ser priorizada.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360