Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC1c - Agravos cardiometabólicos

27520 - FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR E GRAVIDADE DA LESÃO CORONARIANA EM PACIENTES DO NORTE DE MINAS GERAIS
RENATA PATRÍCIA FONSECA - UNIMONTES, JOSIANE LIMA DE GUSMÃO - UNG


Apresentação/Introdução
As doenças cardiovasculares constituem um dos principais problemas de saúde pública na atualidade, pois apresentam elevada taxa de morbimortalidade e alto custo com atendimento em saúde saúde. Em 2016, corresponderam à primeira causa de óbitos no país e o custo das internações por doença cardiovascular foi considerado o maior dentre todas as causas de internações hospitalares no Brasil.


Objetivos
Objetivou-se identificar os fatores de risco cardiovascular, a presença e a gravidade das lesões coronarianas, bem como associar a gravidade dessas lesões coronarianas com os fatores de risco cardiovascular identificados.



Metodologia
Trata-se de um estudo transversal. A amostra foi de 198 pacientes atendidos em um serviço de emergência cardiológica na cidade de Montes Claros -MG e que foram submetidos a cineangiocoronariografia. A coleta ocorreu em duas etapas: a primeira por meio de formulários (características sociodemográficas, estilo de vida, morbidade referida e fatores de risco cardiovascular) e exames clínico-laboratoriais (glicemia, Proteína-C Reativa, colesterol total e frações, medida da pressão arterial, peso, altura e circunferência abdominal) e a segunda por meio da realização do exame de cineangiocoronariografia e avaliação pelo Syntax escore. Adotou-se como nível de significância o valor de p≤0,05.


Resultados
A avaliação do Syntax escore mostrou que 42,4% apresentam lesão coronariana com gravidade intermediária e 27,8% com gravidade alta. A gravidade da lesão associou-se com anos de estudo (indivíduos com lesão de gravidade alta tinham mais anos de estudo do que aqueles com lesão intermediária), IMC (quanto maior o IMC, maior a gravidade da lesão), glicemia, colesterol e triglicérides (quanto maior os valores, maior a gravidade da lesão). Negros apresentaram mais lesões com gravidade alta e amarelos com gravidade intermediária e ex-tabagistas e tabagistas apresentaram mais lesões intermediárias e graves.


Conclusões/Considerações
Conclui-se que os fatores de risco cardiovascular foram muito frequentes na amostra estudada e estavam, na sua maioria, associados com maior gravidade de lesão.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360