Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC1c - Agravos cardiometabólicos

24506 - INDICADORES ANTROPOMÉTRICOS E FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM ADULTOS E IDOSOS DE RIO BRANCO, ACRE
NATHALIA SILVA DE LIMA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE NA AMAZÔNIA OCIDENTAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE, RIO BRANCO, ACRE- BRASIL., THATIANA LAMEIRA MACIEL AMARAL - CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO DESPORTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE, RIO BRANCO, ACRE, BRASIL., CLEDIR DE ARAÚJO AMARAL - INSTITUTO FEDERAL DO ACRE (IFAC), RIO BRANCO, ACRE., GINA TORRES REGO MONTEIRO - ENSP/FIOCRUZ, MAURÍCIO TEIXEIRA LEITE DE VASCONCELLOS - ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS, FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, RIO DE JANEIRO, BRASIL., MIGUEL JUNIOR SORDI BORTOLINI - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE NA AMAZÔNIA OCIDENTAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE, RIO BRANCO, ACRE- BRASIL.


Apresentação/Introdução
Alguns indicadores antropométricos possibilitam estimar a adiposidade corporal a qual tem sido associada às doenças cardiovasculares.


Objetivos
Analisar a associação entre variáveis antropométricas e os fatores de risco cardiovascular na população de adultos e idosos de Rio Branco, Acre.


Metodologia
Estudo transversal de base populacional realizado com adultos e idosos. As análises estatísticas consistiram na distribuição das variáveis antropométricas segundo os fatores de risco cardiovasculares. Realizado correlação de Pearson e análise de regressão logística, empregando as rotinas do Complex Samples, SPSS® versão 20.0.


Resultados
Após ajuste as mulheres adultas com obesidade abdominal tiveram maiores chances de ocorrência de diabetes [OR=5,80(1,06;31,6)], e aquelas com RCQ alterada tiveram maiores chances de diabetes [OR= 5,42(1,09;26,9)] e dislipidemia [OR=2,53(1,51;4,25)]. Nos homens adultos, o sobrepeso esteve associado a dislipidemia; e a obesidade geral a dislipidemia e a hipertensão arterial. Entre as idosas, as variáveis antropométricas estiveram associadas a hipertensão arterial e a RCQ alterada à dislipidemia [OR=2,19(1,40;3,42)]. Já nos idosos, somente o IMC esteve associado a hipertensão [OR=2,44(1,51;3,94)] e todas as variáveis antropométricas a dislipidemia.


Conclusões/Considerações
As variáveis antropométricas são importantes preditores de risco cardiovasculares, no entanto, suas avaliações devem ser feitas de forma independente segundo sexo e grupo etário.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360