Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC1f - Diabetes

26253 - QUALIDADE DA ATENÇÃO AO DIABETES NO BRASIL: PRIMEIRO CICLO DO PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ-AB)
ELAINE TOMASI - UFPEL, MARIA AURORA DROPA CHRESTANI CESAR - UFPEL, ROSÁLIA GARCIA NEVES - UFPEL, PAULO RICARDO CORREA SCHMIDT - UFPEL, ELAINE THUMÉ - UFPEL, BRUNO PEREIRA NUNES - UFPEL, MIRELLE DE OLIVEIRA SAES - FURG, SUELE MANJOURANY SILVA DURO - UFPEL, PAMELA MORAES VOLZ - UFPEL, LUIZ AUGUSTO FACCHINI - UFPEL


Apresentação/Introdução
O diabetes mellitus (DM) é uma DCNT que apresenta alta ocorrência e suas complicações elevam os gastos do sistema de saúde e os anos de vida perdidos por incapacidade e a mortalidade. A oferta da atenção de boa qualidade implica em melhores desfechos de saúde e este artigo descreve os cuidados prestados na rede básica do Brasil.


Objetivos
Descrever a estrutura da Unidade de Saúde, o processo de trabalho das equipes e o auto-relato, pelos usuários com diabetes, de recebimento de atenção adequada.


Metodologia
Os dados são oriundos de entrevistas a usuários de Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Brasil com diabetes durante o primeiro ciclo do PMAQ, (Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica), realizado em 2012 por meio de um inquérito nas unidades que aderiram ao Programa. Foram analisadas a estrutura, o acesso, a organização e gestão do serviço e a qualidade do atendimento clínico percebida pelos usuários.


Resultados
Dos 8.118 usuários com diabetes, 6.309 consultaram em 4.546 unidades de saúde. Destas, apenas 9,4% tinham estrutura adequada para o atendimento de usuários com diabetes. A adequação do processo de trabalho das equipes foi de 34%. A prevalência de auto-relato de recebimento do tratamento adequado foi de 14,3% (IC95%: 13,4-15,2). Após ajuste, foi 26% maior (RP = 1,26; IC 95%: 1,04-1,54), quando as UBS tinham a estrutura adequada, foi 13% maior (RP = 1,13; IC 95% : 1.00-1.29), quando o processo de trabalho das equipes foi adequado e foi 14% maior (RP = 1,14; IC95%: 1,00-1,30) quando a prática clínica das equipes foi adequada.


Conclusões/Considerações
O atendimento às pessoas com diabetes na rede básica ainda está aquém das expectativas quanto à estrutura e ao processo de trabalho, e esta realidade é percebida pelos usuários, notadamente em relação à qualidade da prática clínica.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360