Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC1f - Diabetes

24427 - A SAÚDE BUCAL DOS DIABÉTICOS INSULINOSPDEPENDENTES NO PROJETO “DIABETES 5 ESTRELAS”
LARISSA DE MEDEIROS ZATELLI - FURB, JOÃO LUIZ GURGEL CALVET DA SILVEIRA - FURB, MARIA URANIA ALVES - FURB, CRISTIANA CIACCIO - FURB, ANDREA JORDANI - FURB


Apresentação/Introdução
O programa “Diabéticos 5 Estrelas” foi criado na unidade de Estratégia de Saúde da Família Jovino Cardoso I e II, no ano de 2016, e visa implantar e apoiar o auto cuidado, e diminuir os riscos do paciente diabético insulinodependente. Nesta ESF 46 usuários são dependentes de insulina, destes, foram escolhidos de forma intencional 18 usuários para participar do programa, sendo três e compensados e 15 descompensados.


Objetivos
O objetivo desta pesquisa é mostrar a realidade da cavidade bucal dos pacientes diabéticos insulinos dependentes que participam do programa “Diabetes 5 Estrelas”.


Metodologia
Como parte do projeto GraduaSUS, o programa “Diabéticos 5 Estrelas” integra conhecimentos dos núcleos de odontologia, enfermagem, medicina, psicologia e nutrição. Os pacientes que participam do programa são encaminhados pela enfermagem para a odontologia, onde é realizado um questionário sobre a relação da saúde bucal com a diabetes, avaliação clínica odontológica (Presença de bolsa periodontal, perda de inserção, cálculo, sangramento gengival, cárie e edentulismo total), recebem visitas domiciliares e finalizam com monitoramento.


Resultados
No questionário 62% dos participantes responderam que a saúde bucal não tem relação com a diabetes e 38% que essa relação ocorre, 50% responderam que tinham a sensação de boca seca, 16% possuíam o paladar diminuído e dificuldade para mastigar e 38% disseram que possuíam mal hálito. No exame clínico foi constatado a presença de bolsa periodontal, maior que 3,5mm, em 27%, perda de inserção, maior que 3mm, em 50%, cálculo em 55%, sangramento gengival em 50%, cárie em 11% e 22% são edentulos totais superior ou inferior e 16% são edentulos totais.


Conclusões/Considerações
Foi percebido que maioria desses pacientes dependentes de insulina não possuem saúde bucal. E que o cenário da odontologia, no programa, gerou um alerta aos pacientes sobre a relação da saúde bucal com a saúde geral. Este cenário também possibilitou relatos de acolhimento, melhoria da autoestima, regularização da alimentação, adesão a atividades físicas e melhor cuidado da saúde bucal e geral.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360