28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC1f - Diabetes |
24165 - DIABETES E QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE: O PAPEL DAS COMPLICAÇÕES E LIMITAÇÕES DECORRENTES DA DOENÇA MARGARETH GUIMARÃES LIMA - UNICAMP, MARILISA BERTI DE AZEVEDO BARROS - UNICAMP, CECILIA CORREA AVILA - UNICAMP
Apresentação/Introdução O diabetes mellitus constitui uma das principais emergências de saúde global do século XXI e o seu impacto na saúde deve-se principalmente à aparição das complicações crônicas que frequentemente tem caráter incapacitante comprometendo a qualidade de vida do doente. A qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) avalia aspectos da vida influenciados pela doença e/ou tratamento.
Objetivos Avaliar a associação de diabetes, e suas complicações e limitações decorrentes, com os oito domínios e componentes da QVRS, utilizando o instrumento SF-36.
Metodologia Foi desenvolvido um estudo transversal de base populacional com dados de 2.169 indivíduos de 18 anos ou mais de idade participantes do terceiro Inquérito de Saúde do Município de Campinas - ISACamp 2014/15. Para avaliar a QVRS utilizou-se o instrumento SF-36, composto por oito domínios e dois componentes, que constituíram as variáveis dependentes principais do estudo. As variáveis independentes foram: ter diabetes, número de complicações e grau de limitações decorrentes da doença. Foram calculadas as médias dos escores das escalas do SF-36 e os betas coeficientes brutos e ajustados por meio de regressão linear múltipla, com uso do software estatístico STATA 14.
Resultados Nos diabéticos houve redução significativa dos escores médios de cinco domínios destacando capacidade funcional (β=-7,4) aspecto físico (β=-6,6) e social (β=-6,0). Os escores médios na presença de uma complicação teve redução significativa em capacidade funcional (β=-12,7), aspecto social (β=-10,0) e emocional (β=-8,1). Nos diabéticos com duas ou mais complicações houve redução dos escores em todos os domínios principalmente em aspecto físico (β=-30,3), emocional (β=-29,8) e capacidade funcional (β=-29,1). Nos diabéticos com muita limitação houve redução dos escores em todos os domínios destacando o aspecto emocional (β=-42,5), físico (β=-40,2) e social (β=-34,8).
Conclusões/Considerações Verificou-se que a associação do diabetes com a QVRS é fortemente explicada por complicações e limitações decorrentes, impactando com grande magnitude as diferentes dimensões da QVRS. Estes resultados sugerem a importância do maior controle da doença a fim de prevenir o aparecimento das complicações e possibilita o planejamento de estratégias enfatizando o manejo do diabetes em relação ao funcionamento físico e à participação social do indivíduo.
|