28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC1f - Diabetes |
23893 - SENTIDOS DE AUTOCUIDADO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NO SEGUIMENTO AO PORTADOR DE DIABETES MELLITUS TIPO 2 JOYCE OLIVEIRA MATOS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, ANDREA CAPRARA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, KELLYANNE ABREU SILVA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, LÚCIA CONDE DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, LAYZA CASTELO BRANCO MENDES - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, KILMA WANDELEY LOPES GOMES - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, SUYANNE FREIRE DE MACÊDO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Apresentação/Introdução A atenção primária à saúde é um espaço de promoção da saúde que se constitui no local preferencial de assistência para o seguimento longitudinal aos portadores de doenças crônicas como o diabetes mellitus tipo 2, e o Agente Comunitário de Saúde é um ator indispensável no apoio a essas pessoas que precisam exercer autocuidado em seu tratamento para evitar as complicações agudas e crônicas.
Objetivos Analisar os sentidos de autocuidado para agentes comunitários de Saúde que realizam seguimento domiciliar de portadores de diabetes mellitus.
Metodologia Estudo qualitativo, realizado de março a outubro de 2017 em dois territórios da Estratégia de Saúde da Família em Fortaleza-Ceará, com dez agentes comunitários de saúde que foram indicados por um informante-chave da unidade básica de saúde. Realizou-se entrevista semi-estruturada individual e rodas de conversas para coleta das informações, o conteúdo foi gravado, transcrito, e submetido à análise temática. Utilizou-se o termo de consentimento livre e esclarecido e a aprovação do estudo pelo comitê de ética em pesquisa da Universidade Estadual do Ceará tem o parecer nº 1.236.392.
Resultados O sentido de autocuidado refere-se à capacidade de cuidar de si por meio de ações adotadas por portadores de diabetes mellitus tipo 2 em benefício de sua própria saúde, traduzindo o zelo pela vida e o respeito para consigo. É uma atitude que exige consciência do seu papel e da importância da decisão de cuidar de si. Para os agentes comunitários de saúde sua prática de promover o autocuidado se dá por meio de ações de orientação e informação para prevenção de complicações, encorajando a adoção de ações de autocuidado a serem realizadas pela pessoa, ao mesmo tempo que efetiva as ações de autocuidado apoiado para promoção de saúde e ampliação da qualidade de vida aos portadores desse agravo.
Conclusões/Considerações A concepção do autocuidado como um cuidado consigo praticado pelo portador de diabetes mellitus tipo 2, uma ação consciente de zelo e respeito por sim mesmo para manutenção da vida, é o sentido que compõe os valores do Agente Comunitário de Saúde na sua prática de apoio a decisão do cuidado consigo fazendo um seguimento pautado pela orientação para adoção de cuidados que contribuam para maximizar a qualidade de vida.
|