Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC1f - Diabetes

23214 - MORTALIDADE POR DIABETES MELLITUS NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO-SP, 2010 A 2014
RAFAEL APARECIDO DIAS LIMA - EERP-USP, CARLA REGINA DE SOUZA TEIXEIRA - EERP-USP, PLINIO TADEU ISTILLI - EERP-USP, MARIA LÚCIA ZANETTI - EERP-USP, MARIA TERESA DA COSTA GONÇALVES TORQUATO - FMRP-USP


Apresentação/Introdução
O Diabetes mellitus é uma das condições crônicas mais comuns no mundo. Sua prevalência aumenta progressivamente devido ao crescimento populacional, envelhecimento e às modificações no estilo de vida¹. Na América Central e do Sul 247.500 adultos morreram em consequência do DM². É a primeira causa (juntamente com a HAS) de mortalidade e de hospitalizações, no Sistema Único de Saúde brasileiro³.


Objetivos
Descrever a mortalidade por diabetes mellitus segundo sexo e idade em Ribeirão Preto-SP, 2010-2014.


Metodologia
Estudo ecológico, de série temporal, realizado em Ribeirão Preto-SP. Foram investigados 583 óbitos de pessoas residentes no município independentemente do local de óbito, no período de 2010 a 2014. A fonte de dados foi o sistema eletrônico da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto-SP. Elegeram-se as variáveis, sexo, faixa etária, morte prematura e ano de ocorrência do óbito. Posteriormente foram calculadas as taxas de mortalidade padronizada por idade utilizando a população padrão da Organização Mundial de Saúde, além do total e média por óbito dos anos potenciais de vida perdidos.


Resultados
A mortalidade por diabetes mellitus no município aumentou no período estudado. Houve maior ocorrência dos óbitos no sexo feminino principalmente na faixa etária ≥ 80 anos. Os maiores índices da taxa de mortalidade padronizada por idade foram no sexo masculino. Em ambos os sexos houve aumento médio anual de 9% na mortalidade prematura no período estudado. O Diabetes acarreta perda média de 10 anos potenciais de vida perdidos por cada óbito.


Conclusões/Considerações
O aumento expressivo das taxas de mortalidade padronizada por idade, da mortalidade prematura e dos anos potenciais de vida perdidos no município do estudo entre 2010 a 2014 laboraram diagnostico local de saúde com necessidades de melhorias nas medidas de prevenção e promoção da saúde. Espera-se que os resultados apresentados neste estudo contribuam para o monitoramento dos índices de mortalidade nos próximos anos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360