Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC1f - Diabetes

22815 - ALTA PREVALÊNCIA DE DOR NOS TORNOZELOS E NOS PÉS ASSOCIADA A DIABETES E EDEMA EM OBESOS GRAVE
CAROLINA RODRIGUES DE MENDONÇA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, MATIAS NOLL - INSTITUTO FEDERAL GOIANO, ERIKA APARECIDA SILVEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS


Apresentação/Introdução
Evidências científicas sugerem que o excesso de peso e obesidade aumentam o risco de desenvolver complicações nos pés que estão associadas à dor crônica na região plantar. Contudo, a alta intensidade, prevalência de dor e os fatores associados foram poucos investigados em adultos com obesidade grave.


Objetivos
Avaliar a prevalência e intensidade de dor nos tornozelos e nos pés em adultos com obesidade grave e sua associação com variáveis sociodemográficas, composição corporal e condições de saúde.


Metodologia
Estudo transversal com dados de linha de base do estudo DietBra Trial. Foram incluídos 150 participantes com índice de massa corporal ≥ 35 kg/m2, sendo 22 homens (14.67%) e 128 mulheres (85.33%) com idades entre 18 a 62 anos. Os sintomas de dor nos tornozelos e nos pés foram avaliados pelo Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares e a intensidade de dor pela Escala Visual Analógica. Os dados sociodemográficos e condição de saúde foram coletados por questionário próprio aplicado por entrevista. A composição corporal foi avaliada pelo DEXA (Dual-energy X-ray absorptiometry). Foi realizada uma análise multivariada no Stata (13.0) por meio da Regressão de Poisson com variância robusta.


Resultados
A prevalência de dor nos tornozelos e nos pés foi de 68.7%, sendo que o relato de dor moderada foi de 16,67% e dor intensa 51,33%. Por meio da análise multivariada, verificou-se que a dor moderada e intensa nos pés foi associada a maior massa corporal total avaliada pelo DEXA (RP, 1.52; IC95%, 1.13-2.04; p=0.015), edema em membros inferiores (RP, 1.81; IC95%, 1.13-2.88; p=0.013) e diabetes tipo II (RP, 1.41; IC95%, 1.10-1.81; p=0.006).


Conclusões/Considerações
Observou-se alta prevalência de dor nos tornozelos e pés em adultos com obesidade grave, sendo que a dor intensa atingiu mais de 50%. As intervenções destinadas a tratar edema em membro inferior e controle da diabetes podem reduzir a dor e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com obesidade grave.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360