Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC1f - Diabetes

21885 - DESIGUALDADES DE ESCOLARIDADE QUANTO A NÃO ADESÃO A COMPORTAMENTOS RELACIONADOS À SAÚDE EM DIABÉTICOS BRASILEIROS
ANDRESSA PELINSON - UNISINOS, MARCOS PASCOAL PATTUSSI - UNISINOS


Apresentação/Introdução
Diabetes Mellitus (DM) é um dos problemas de saúde pública que assume proporções epidêmicas globalmente. Um adequado manejo da doença minimiza suas complicações. Contudo, pacientes com menores níveis de escolaridade são mais prováveis de não aderir adequadamente ao tratamento ou o controle glicêmico tende a ser significativamente pior do que naqueles com maiores níveis educacionais.


Objetivos
Avaliar o efeito das desigualdades de escolaridade na não adesão a comportamentos relacionados à saúde em diabéticos brasileiros através de dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013.


Metodologia
Estudo transversal com base nos dados de 60.202 entrevistas domiciliares individuais da PNS 2013. O estudo utilizou dados de 3.182 indivíduos adultos que auto relataram DM e já haviam recebido algum tipo de assistência médica devido ao problema. Os desfechos combinaram perguntas referentes sobre ter recebido recomendações sobre: hábitos alimentares, atividade física, fumo e álcool em excesso; com questões se o participante efetivamente adotava tais comportamentos. A exposição principal foi o nível de escolaridade e os fatores de confundimento incluíram variáveis demográficas e variáveis relacionadas ao sistema de saúde e à doença. A análise dos dados utilizou regressão de Poisson modificada.


Resultados
A maioria dos participantes eram mulheres (64,8%) e com nível de escolaridade fundamental ou menos (61,2%). As médias de idade e duração da doença eram 60 anos (dp=14) e 11 anos (dp=13), respectivamente. Menores níveis de escolaridade estavam associados e possuíam um efeito independente com a não adesão aos comportamentos de atividade física e alimentação saudável nas análises brutas e ajustadas.


Conclusões/Considerações
Este estudo demonstra a importância de adotar estratégias de saúde pública que levem em consideração aspectos relacionados à educação e comunicação no desenvolvimento de ações e programas visando à melhoria na adesão a comportamentos relacionados à saúde em diabéticos.

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