28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC1f - Diabetes |
21723 - NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS PACIENTES DIABÉTICOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) SOBRE A RETINOPATIA DIABÉTICA EM BOA VISTA – RR THIAGO HENRIQUE HIRAKAWA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA, WAGNER DO CARMO COSTA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA, BIANCA JORGE SEQUEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
Apresentação/Introdução O Diabetes Mellitus (DM) é um relevante problema de saúde em todo o mundo. Mais de 250 milhões de pessoas convivem com a doença e, segundo projeções, este número pode chegar a 380 milhões em 2025. O Brasil ocupa a 4ª posição entre as nações com a maior prevalência e muitos dos portadores não foram sequer diagnosticados. Dentre as complicações mais importantes da DM tem-se a Retinopatia Diabética.
Objetivos Avaliar o nível de conhecimento dos pacientes diabéticos do SUS a respeito da Retinopatia Diabética (RD) em Boa Vista-RR e identificar se os pacientes estudados estão recebendo, dos profissionais de saúde, as orientações necessárias sobre a RD.
Metodologia Trata-se de um estudo observacional, transversal, exploratório, de caráter quantitativo, realizado através da aplicação de um questionário semi-estruturado para 150 indivíduos diabéticos, usuários do Sistema Único de Saúde - SUS, da cidade de Boa Vista – RR, durante o ano de 2017. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Roraima (Parecer 2.195.100). Para comparação entre proporções foi utilizado o teste qui-quadrado. Os programas estatísticos utilizados foram o Microsoft Excel e o EpiInfo 7® (CDC, Atlanta, USA), fixando-se o nível de 5% para a rejeição da hipótese de nulidade.
Resultados 76,7% dos indivíduos não conhece sobre a RD, 19,3% conhece e não possui, 2,7% possui e faz tratamento e 1,3% possui e não se trata. Quanto a orientação, 40,6% dos participantes nunca recebeu nenhuma informação sobre o risco de perda da visão. Acerca do tipo de Diabetes, 44,7% não sabe o tipo de Diabetes que possui, enquanto 42% relatou ter DM 2 e 13,3% DM1. Sobre o controle da glicose, 59,4% não conseguia mantê-lo. Não foi evidenciada associação entre o sexo e o conhecimento sobre RD, porém houve associação entre o controle da glicose e o conhecimento sobre RD, entre o tempo da DM e o conhecimento sobre RD e entre ter ido a um oftalmologista e conhecer sobre a RD.
Conclusões/Considerações O nível de conhecimento sobre a RD é muito baixo, fator preocupante por tratar-se de uma das complicações mais importantes do Diabetes. Percebe-se que o sistema de saúde não está sendo eficiente como facilitador e orientador deste conhecimento. Trata-se do primeiro estudo em Roraima sobre este tema, sendo por isto um importante indicador para se repensar a maneira como as informações sobre a RD estão chegando até a população.
|