Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC1e - Relatos de experiências em DCNT 2

28749 - EXPERIÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DO PRIMEIRO AMBULATÓRIO PÚBLICO DO PIAUÍ PARA TRATAMENTO DE LESÕES EM PORTADORES DE LESÕES CRÔNICAS
YATAMIRES PÂMELA DA SILVA AGUIAR - FIOCRUZ, ANDREIA ALVES DE SENA SILVA - FIOCRUZ, FABRÍCIA ARAÚJO PRUDÊNCIO - FIOCRUZ, DANIELLE CARVALHO RODRIGUES - FIOCRUZ, SANDRA MARINA GONÇALVES BEZERRA - UESPI, BEATRIZ DOS SANTOS LIMA - FMS, KETIANA MELO GUIMARÃES - FMS, RAQUEL RODRIGUES DOS SANTOS - FIOCRUZ


Período de Realização
A experiência aconteceu no triênio de 2015-2017


Objeto da Experiência
A implantação do primeiro ambulatório público para tratamento de lesões complexas no estado do Piauí.




Objetivos
Relatar a implantação do primeiro ambulatório público para tratamento de lesões complexas de pele em portadores de doenças crônicas




Metodologia
Trata-se de um relato de experiência do período de implantação de um serviço público referência para tratamento de lesões de pele. O cenário do estudo foi um ambulatório localizado na cidade de Teresina, Piauí. Os dados coletados foram retirados dos impressos utilizados pelo serviço.


Resultados
Foram atendidos 700 pacientes no triênio 2015-2017 com diversas feridas crônicas. As lesões avaliadas foram decorrentes de diversos tipos de patologias crônicas como: diabetes melitus (50%), insufiência venosa e arterial (35%), hanseníase (10%), anemia falciforme (5%). Na primeira avaliação 40% das feridas apresentavam sinais de infecção e área variando de 5 a 400 cm². Após o acompanhamento foi observado controle de infecção em 100% dos casos e redução 60% da área e nenhum caso de amputação.




Análise Crítica
Apesar das feridas crônicas serem um evidente problema e afetar fortemente os cofres públicos com as aposentadorias precoces, aumento de internações e tratamentos prolongados normalmente elas são negligenciadas. Além disso, afetam diretamente a qualidade dos indivíduos que a possuem, seja na alteração da aparência física, na adaptação social ou dependência de cuidados. Os serviços especializados se propõem para reduzir esses danos e dar visibilidade ao problema.


Conclusões e/ou Recomendações
A implantação do serviço público especializado possibilitou o melhor atendimento de uma população de pacientes portadores de lesões crônicas que viviam na invisibilidade. Apesar de não ser possível a cicatrização completa de todos os casos, mas o impacto na vida dos pacientes pode ser percebido pela ausência de amputações no período. Outros aspectos como redução de internações, aposentadorias e custo de tratamentos merecem ser investigados.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360