28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC1e - Relatos de experiências em DCNT 2 |
27191 - A IMPORTANCIA DOS GRUPOS DE CESSAÇÃO AO TABAGISMO NA PREVENÇÃO ÀS DOENÇAS CRÔNICAS BRUNA ANIELE COTA - SMS APARECIDA DE GOIÂNIA, GO, DANILO OLIVEIRA E SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE APARECIDA DE GOIÂNIA, PAULA SANTOS PEREIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE APARECIDA DE GOIÂNIA, AMANDA CAROLINE SILVA FARIA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE APARECIDA DE GOIÂNIA, GUSTAVO AMORY ASSUNÇÃO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE APARECIDA DE GOIÂNIA, LELIANA ALVES DA FONSECA NASCIMENTO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE APARECIDA DE GOIÂNIA
Período de Realização O Programa de Cessação ao Tabagismo acontece no Município de Aparecida desde 2012
Objeto da Experiência Grupos de cessação de Tabagismo nas unidades de saúde (Estratégias Saúde da Família, Centros de Saúde e CAPS) do município de Aparecida de Goiânia.
Objetivos Reduzir a prevalência de fumantes no município, e a consequente morbimortalidade por doenças tabaco relacionadas; Oferecer aos usuários do SUS suporte para cessação do tabagismo por meio da abordagem intensiva (grupos e medicamentos).
Metodologia O protocolo municipal é estruturado em 15 sessões em grupo, mais duas reuniões de apoio (até 2 anos). Nos 2 primeiros meses as reuniões são semanais, no 3 e 4 mês são quinzenais, no 5 e 6 mês são mensais. Os grupos são coordenados pelos profissionais das unidades e contam com convidados. Após a 4 reunião os pacientes passam por consulta médica mensal e tem acesso a Bupropiona (150mg), adesivos de nicotina (7mg, 14mg e 21mg) e/ou goma de nicotina (2 mg), conforme critério médico.
Resultados Ao longo dos anos, já passaram pelos grupos cerca 1.000 indivíduos, no último ano foi realizado 17 grupos, atendendo 296 indivíduos, com taxa de cessação entre usuários assíduos de 90%, acima dos resultados encontrados na literatura. É importante ressaltar que há relato dos usuários que referem melhora na qualidade de vida, redução de níveis pressóricos, melhora na respiração, aumento da autoestima.
Análise Crítica O município apresenta bons resultados na cessação do tabagismo considerando pacientes assíduos. Uma das dificuldades encontradas é a cultura medicamentosa em detrimento a outras estratégias terapêuticas e da própria responsabilidade sobre o processo de saúde. Verificamos também uma alta taxa de abandono do tratamento. Por ter um protocolo próprio temos um acompanhamento em longo prazo do paciente fator que revela-se importe à manutenção da abstinência e reversão de recaída.
Conclusões e/ou Recomendações O grupo demonstra-se um instrumento importantíssimo para a cessação do tabagismo e redução de doenças crônicas, uma estratégia incorporada à rotina das unidades, que se envolvem na execução das atividades e conquistas dos usuários. Precisamos de fato responsabilizar o paciente quanto a importância de cumprir as metas estabelecidas e acompanhamento dos profissionais, não apenas associar os bons resultados ao medicamento
|