28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC1e - Relatos de experiências em DCNT 2 |
25689 - PROJETO VIDA ATIVA: UMA ESTRATÉGIA INTERDISCIPLINAR DE PROMOÇÃO DA SAÚDE. CAROLINE ALVARENGA DE ASSIS SANTANA - UEMG, FERNANDA MARIA FRANCISCHETTO ROCHA AMARAL - UEMG, PATRÍCIA APARECIDA TAVARES - UEMG, VIRGÍNIA VITALINA ARAÚJO FERNANDES E LIMA - UEMG, VIVIANE GONTIJO AUGUSTO - UEMG, ANA FLÁVIA AVELAR MAIA SEIXAS - UEMG, LUCAS OTÁVIO POZZOLINI RIBEIRO - UEMG
Período de Realização Este Projeto iniciou-se em março de 2016 e foi concluído em 15 de dezembro de 2017.
Objeto da Experiência A relação positiva entre qualidade de vida e prática de atividade física para a promoção da saúde e o trabalho interdisciplinar como facilitador de tal ação.
Objetivos Criar um grupo de atividade física supervisionada com idosos, realizar ações de educação em saúde, promover trabalho interdisciplinar entre acadêmicos dos cursos de Fisioterapia e Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais e expandir este Projeto para outros espaços públicos.
Metodologia Através de uma busca ativa criou-se um grupo para prática de atividade física supervisionada e rodas de conversa sobre cuidados com a saúde na Rede Básica de Saúde em Divinópolis. As atividades foram realizadas duas vezes semanais, com duração de noventa minutos. Os usuários foram submetidos à avaliação fisioterapêutica e após, iniciaram a prática de atividade física. Todas as ações foram realizadas pelos estudantes sob orientação dos professores responsáveis.
Resultados O grupo contou com a participação 15 indivíduos, 04 homens e 11 mulheres, idade média de 63 anos. O perfil é de idosos sedentários, com HAS, DM e com sinais e sintomas de depressão. Houve boa adesão dos participantes que relataram uma percepção mais positiva do seu estado de saúde, redução dos quadros de dor, maior disposição para realizar as atividades do dia a dia, melhora na capacidade funcional e no nível de estresse emocional. O grupo de atividade física aconteceu em outros pontos da cidade.
Análise Crítica Projeto de extrema relevância social e acadêmica em nossa comunidade. Na rede pública de saúde de Divinópolis, não há profissionais habilitados para a prescrição e supervisão da prática de atividade física, um grande déficit para a promoção da saúde. Os cursos da área de saúde da UEMG baseia-se nos princípios do SUS e a universidade cumpre seu papel social quando insere na saúde pública os estudantes e professores que desenvolvem esta importante estratégia de promoção de saúde e prevenção de agravos.
Conclusões e/ou Recomendações Com este projeto conscientizamos a população sobre a importância da prática de exercícios físicos como prevenção de várias doenças e expandimos o Projeto para outros espaços da cidade. Realizamos um trabalho interdisciplinar que capacitou os acadêmicos dando-lhes autonomia, habilidade e uma formação mais abrangente para atuar em sintonia com as necessidades da população.
|