Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC1e - Relatos de experiências em DCNT 2

23758 - ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO: UMA FORMA DE AMPLIAR A CLÍNICA PARA A GESTÃO DO CUIDADO
VANESSA FASSINA - PREFEITURA MUNICIPAL DE PRESIDENTE PRUDENTE/SP


Período de Realização
Estratificação do risco cardiovascular entre março e maio; entrevistas e vídeo em novembro de 2016.


Objeto da Experiência
Estreitamento do vínculo com os pacientes que frequentam o grupo HIPERDIA em uma unidade de Saúde da Família no município de Presidente Prudente/SP.


Objetivos
Reorganizar o atendimento dos pacientes que frequentam o grupo HIPERDIA para estreitar o vínculo através da melhoria do acesso ao atendimento médico e de enfermagem, permitindo qualificar o cuidado de modo a melhorar a condição clínica e a redução do risco de evento cardiovascular.


Metodologia
A estratificação de risco cardiovascular foi utilizada para reconfigurar a frequência do acompanhamento dos grupos HIPERDIA. Para sua execução, foi realizado o trabalho conjunto da equipe de saúde. A gravação das entrevistas foi realizada na própria unidade de saúde, com pacientes voluntários que frequentam o grupo. A edição do vídeo utilizou trechos dessas entrevistas, além de fotos do arquivo da unidade e imagens públicas disponibilizadas na internet. Vídeo no formato MP4, 06'18" de duração.


Resultados
A elaboração do novo cronograma de atendimento ampliou o cuidado ao usuário por ter facilitado o acesso do paciente ao profissional (médico e enfermeiro). Favoreceu a construção coletiva de conhecimento, a educação em saúde, a reflexão acerca da realidade vivenciada pelos seus membros, proporcionando um viver mais saudável. O trabalho em grupo também estimulou a participação dos indivíduos no processo educativo em saúde a partir do compartilhamento das experiências vivenciadas no seu cotidiano.


Análise Crítica
Dentro da proposta da Clínica Ampliada, buscou-se a melhor integração entre equipe e usuários, valendo-se da escuta qualificada, da criação do vínculo, buscando a autonomia do paciente. O atendimento em grupo mostrou-se como estratégia facilitadora no atendimento da população hipertensa e diabética. Contribui para a promoção e reorganização do cuidado, sua qualificação, ampliando as estratégias de cuidado e também para promoção da saúde e prevenção das complicações das doenças crônicas.


Conclusões e/ou Recomendações
Quando o ser humano adoece, vendo-se obrigado a modificar seus hábitos de vida, é necessário trabalhar seus anseios e expectativas. A atenção humanizada busca a efetivação de um modelo centrado no usuário, de acordo com suas necessidades de saúde, a fim de entender o significado do adoecimento e oferecer um cuidado integral. O trabalho com grupos se revela um espaço apropriado para essa prática, favorecendo ao participante o aprender a se cuidar.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360