27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC1a - Relatos de experiências em DCNT 1 |
28174 - PROMOÇÃO DE SAÚDE PARA PESSOAS COM DIABETES MELLITUS NA AMAZÔNIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. RAFAEL PINTO DA SILVA - UNIFAP, FRANCINEIDE PEREIRA DA SILVA PENA - UNIFAP, ADRIANE STEFANNY ROCHA RIBEIRO - UNIFAP, JESSICA GOMES DA SILVA - UNIFAP, SÔNIA SILVA ALVES - UNIFAP
Período de Realização As atividades de promoção para pessoas com diabetes iniciaram em 2007, e ainda estão em curso.
Objeto da Experiência Atividades de Educação em Saúde, Seguimento de consultas multiprofissionais, atividade física e exames dos pés para pessoas com Diabetes.
Objetivos Oferecer assistência integral e humanizada aos diabéticos, focando no monitoramento de possíveis agravos e formas de facilitar a vivência dos pacientes no seu dia a dia com o diabetes mellitus.
Metodologia Os encontros são realizados semanalmente as quintas feiras na UBS/UNIFAP. Dentre as atividades realizadas, cita- se: Acolhimento, mensuração de pressão arterial, pulso, glicemia capilar, bioimpedância (primeira quinta/mês), educação em saúde por roda de conversa cuja abordagem é conforme os temas discutidos pelas pessoas com DM, sobre a doença, suas complicações, conviver com a DM, cuidados especiais com os pés, olhos e rins, relação do DM com problemas emocionais.
Resultados Atualmente o programa atende 85 pessoas com Diabetes, oferecendo subsídios teóricos e práticos que contribuem para melhor convívio com o DM, é extremamente importante o nível de conhecimento que os participantes adquirem sobre sua condição. Constata-se pelos dados clínicos (90%) dos participantes promovem o autocuidado, melhora na qualidade de vida e melhora clínica com taxas glicêmicas baixas, subsidiadas pelo conhecimento sobre medicações, alimentação saudável e prática de exercícios físicos.
Análise Crítica Com o processo longo e continuo de encontros os participantes detêm grande conhecimento sobre a fisiopatologia da diabetes e suas complicações, com isso é observado que a promoção do autocuidado é eficiente dentro do programa de apoio, além disso, a forma de atendimento aos participantes envolve suas condições biológicas, psicológicas, sociais e familiares possibilitando um cuidado humanizado e integral.
Conclusões e/ou Recomendações O programa é referência no tratamento de pessoas com Diabetes no Amapá, contudo, a lacuna nas políticas públicas efetivas e contínuas para doenças crônicas inviabiliza o atendimento de uma demanda cada vez maior. É notória a necessidade de outros programas de atendimento e cuidado integral para pessoas com Diabetes no referido estado e que os novos programas atendam as pessoas no contexto da atenção integral a saúde conforme princípio do SUS.
|