27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC1a - Relatos de experiências em DCNT 1 |
24718 - RELATO DE EXPERIENCIA DE AÇÃO EDUCATIVA SOBRE CÂNCER DO COLO DO ÚTERO PARA USUÁRIOS E EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE PAULO FROTA EM ANANINDEUA – PA LIANGE DA SILVA SILVA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ - CESUPA, MAÍRA KHOURY EVANGELISTA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ - CESUPA, ANGELO VICTOR MACIEL DE LIMA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ - CESUPA, REBECCA RIBEIRO GOUVEA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ - CESUPA, ALINE REJANNE MICHIKO DA CONCEIÇÃO YAMADA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ - CESUPA, LAYSE ALICE CARVALHO GONÇALVES - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ - CESUPA, SAVIO SERGIO FERREIRA CUSTODIO - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ - CESUPA, LANA THAYNÁ MENEZES DOS SANTOS - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ - CESUPA, ERICA FURTADO DE AZEVEDO COELHO - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ - CESUPA, ARTUR DE LIMA PRIANTE - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ - CESUPA
Período de Realização A intervenção foi realizada dia 19 de outubro de 2016
Objeto da Experiência O público alvo da intervenção foram usuárias da UBS Paulo Frota
Objetivos O objetivo da intervenção foi executar ações de educação em saúde esclarecendo à população e à equipe de saúde sobre fatores de risco, principais sinais e sintomas e formas de prevenção do câncer de colo do útero e elucidar as principais dúvidas sobre o assunto, visando evitar agravos à saúde.
Metodologia O projeto de intervenção foi realizado por alunos do 5˚ período de medicina do CESUPA, que consistiu em uma palestra educativa na sala de espera da unidade de saúde. Para exposição do assunto utilizamos cartazes e materiais usados durante o exame especular, para exemplificar o procedimento. Após a palestra foi realizado um pequeno “quiz” para reforçar o assunto exposto e premiação dos participantes.
Resultados Durante as palestras realizadas sobre câncer de colo de útero, observou-se uma grande aceitação e interesse por parte do público a respeito das informações transmitidas. Diversas perguntas foram feitas pelos ouvintes, compostos principalmente por mulheres com idade acima dos 40 anos. Diversos relatos de experiências pessoais também foram compartilhados por todos, enriquecendo ainda mais a troca de informações.
Análise Crítica Apesar da grande participação de todos, ficou evidente a falta de informação dos espectadores. Diversas vezes perguntas básicas foram feitas, principalmente relacionadas com práticas medicinais caseiras e artesanais, as quais muitas vezes são mais utilizadas do que as cientificamente comprovadas. Questionamentos a respeito de aspectos anatômicos do trato genital feminino também foram realizados, comprovando que até mesmo questões mais pessoais, como o próprio corpo, não são bem compreendidas.
Conclusões e/ou Recomendações A ação realizada contribuiu de forma proveitosa para o esclarecimento de dúvidas e para propagação de informações sobre a importância da realização do exame preventivo do câncer de colo de útero, além de outros temas relacionados. Conclui-se, portanto, que ações são benéficas para a prevenção, assim como para o diagnóstico precoce de doenças relacionadas a saúde da mulher.
|