27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC1a - Relatos de experiências em DCNT 1 |
23504 - O TRABALHO DE PREVENÇÃO E AUTOCUIDADO COM OS PÉS DE PESSOAS COM DIABETES MELLITUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ANDREZA MIRANDA DE ABREU - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SERRO
Período de Realização A experiência teve início no mês de dezembro de 2017 e está acontecendo até os dias atuais de 2018.
Objeto da Experiência O cuidado orientado para a prevenção de feridas em pés de pessoas com diagnóstico de diabetes Mellitus.
Objetivos Orientar o cuidado com os pés em pessoas com diabetes mellitus, quanto a ações que podem ser preventivas contra o desenvolvimento de úlceras diabéticas em casos de perda de sensibilidade neurológica nos pés.
Metodologia Desenvolvido um questionário para avaliação da Sensibilidade em Pés de pessoas com Diabetes em conjunto com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família. Houve a realização de dois grupos em datas distintas. E para cada encontro, foram convidadas 10 pessoas, houve uma orientação coletiva que abordou as ações de cuidados com os pés, a anatomia dos membros inferiores, cuidados com os pés no dia a dia e calçados adequados. Após, os pacientes foram avaliados individualmente pela enfermeira e fisioterapeuta.
Resultados Até o mês de janeiro 13 pessoas foram avaliadas. Sendo 69,3% do sexo feminino e 30,8% do masculino. Quanto ao histórico familiar de ferida ou membro amputado, 61,5% disseram que não e 38,46% já tiveram familiares com membros amputados. Se observa os pés, especialmente entre os dedos diariamente: 61,5% sim e 38,46% não. Ao exame físico, quanto à sensibilidade tátil testada com monofilamento: em 61,5% a sensibilidade estava presente e em 38,46% estava ausente em alguns dos pontos avaliados dos pés.
Análise Crítica Das pessoas avaliadas, a maioria é do sexo feminino, o que demonstra o perfil da busca por cuidados nos serviços de saúde. Quanto aos antecedentes familiares, um número considerável de pessoas já tiveram familiares com membros amputados e uma atenção especial deve ser direcionada ao cuidado dessas pessoas devido a complicações vasculares causadas pelo Diabetes. Pacientes apresentaram sensibilidade tátil alterada, o que requer orientações quanto aos riscos de tal alteração.
Conclusões e/ou Recomendações Fatores avaliados, como a falta de sensibilidade nos pés, são passíveis de ações de orientação e prevenção pelo profissional de saúde. Recomenda-se que a avaliação seja realizada anualmente. Conclui-se que a assistência aos pacientes com diabetes procurou identificar os fatores de risco e estimular o autocuidado no processo de cuidado e prevenção de complicações no paciente, visando à redução da ocorrência do pé diabético.
|