27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC1a - Relatos de experiências em DCNT 1 |
21319 - IMPLANTAÇÃO DA LINHA DE CUIDADOS EM HIPERTENSÃO E DIABETES: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO HEALTH RISE EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BAHIA DANIELA ARRUDA SOARES - INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE- CAMPUS ANISIO TEIXEIRA- UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, MÁRCIO GALVÃO OLIVEIRA - INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE- CAMPUS ANISIO TEIXEIRA- UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, WELMA WILDES AMORIM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA, KELLE OLIVEIRA - INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE- CAMPUS ANISIO TEXEIRA- UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, MATHEUS CORTEZ - INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE- CAMPUS ANISIO TEXEIRA- UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, JOSE ANDRADE LOUZADA - INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE- CAMPUS ANISIO TEXEIRA- UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, DANIELLE SOUTO DE MEDEIROS - INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE- CAMPUS ANISIO TEXEIRA- UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, VANESSA MORAES BEZERRA - INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE- CAMPUS ANISIO TEXEIRA- UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, SOSTENES MISTRO - INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE- CAMPUS ANISIO TEXEIRA- UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Período de Realização A experiência de implantação da Linha de Cuidados (LC) em hipertensão e diabetes ocorreu em 2017.
Objeto da Experiência A LC é uma estratégia que visa garantir a continuidade assistencial e a qualidade do cuidado utilizando recursos, saberes e práticas de cuidado.
Objetivos Apresentar a experiência e as estratégias de apoio à implantação das Linhas de Cuidado em Hipertensão Arterial e Diabetes Melitus, desenvolvidas pelo Projeto Health Rise no município de Vitória da Conquista-Bahia.
Metodologia Levantamento de indicadores, mapeamento da rede de saúde, atores responsáveis e oficinas para construção e implementação da LC, constituíram ações do projeto. Foi firmado um pacto de gestão com o município para garantia dos fluxos assistenciais no acesso dos usuários à rede. O monitoramento têm ocorrido mediante análise do gerenciamento dos cuidados pela atenção primária, uso do prontuário eletrônico e indicadores de saúde. O projeto tem financiamento da Fundação Medtronic é liderado pela ABT Associates e IHME .
Resultados A institucionalização da Linha de Cuidados-LC em Hipertensão e Diabetes tem possibilitado a padronização de informações relativas à organização da oferta das ações de saúde, referências para reorganização dos serviços, das práticas profissionais, e do itinerário do usuário na rede. A implantação, mesmo gradativa já tem demonstrado melhorias no preparo técnico-assistencial das equipes de Atenção Primária, ampliação dos atendimentos, referenciamentos direcionados e incremento no controle de morbidades.
Análise Crítica No apoio e desenvolvimento de todas as ações realizadas junto ao município, a equipe do Projeto reconhece que a garantia de recursos humanos e materiais, a manutenção do pacto de gestão,as revisões periódicas da LC de hipertensão e diabetes, a coordenação do cuidado ao longo do contínuo assistencial, por meio da pactuação/contratualização e a conectividade de papéis e de tarefas dos diferentes pontos de atenção e profissionais, constituem desafios para a sua efetivação.
Conclusões e/ou Recomendações A organização e unificação de ações preventivas, curativas e reabilitadoras na perspectiva da LC, é potente estratégia para viabilizar o acesso a indivíduos hipertensos e diabéticos à rede de atenção à saúde e aos recursos tecnológicos disponíveis, com vistas a melhoria na qualidade do cuidado e de vida. Não obstante, os sistemas de saúde municipais carecem de apoio técnico, logístico e financeiro na construção e desenvolvimento desta estratégia.
|