Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO1g - Obesidade

22065 - TENDÊNCIA DO EXCESSO DE PESO E OBESIDADE EM IDOSOS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS E DISTRITO FEDERAL 2006-2016
LAURA CORDEIRO RODRIGUES - UFMG, RAFAEL MOREIRA CLARO - UFMG


Apresentação/Introdução
A despeito do intenso envelhecimento populacional observado no Brasil nas últimas décadas, poucos estudos se destinaram a investigar a prevalência de fatores de risco e proteção para DCNT em grandes amostras da população idosa no país.


Objetivos
Analisar a tendência temporal do excesso de peso e obesidade na população idosa das capitais brasileiras e Distrito Federal entre 2006 e 2016.


Metodologia
Estudo de tendência temporal utilizando dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Uma subamostra, composta exclusivamente por indivíduos com 60 anos ou mais de idade foi analisada.Dados de peso e altura autorreferidosforam utilizados para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). A prevalência de excesso de peso (IMC≥25kg/m2) e obesidade (IMC≥30kg/m2). foi estimada para cada ano, para conjunto total da população e segundosexo, idade, escolaridade, estado civil, região e presença de DCNT.Modelos de regressão de Prais-Winsten foram utilizados para análise da tendência temporal.


Resultados
Observou-se aumento (p<0,05) tanto na prevalência de excesso de peso (1,24% ao ano) quanto na de obesidade (2,75% ao ano). O aumento na prevalência de ambos os fatores foi maior entre os homens (4,14% ao ano para obesidade), indivíduos com companheiro (3,33% ao ano para obesidade), com idade entre 70-79 anos (3,50% ao ano para obesidade), com 9 a 11 anos de estudo (4,04% ao ano para obesidade) e entre idosos que não possuíam diagnóstico de DCNT (3,92% ao ano para obesidade).


Conclusões/Considerações
Os resultados mostraram aumento do excesso de peso e obesidade entre idosos nas capitais brasileiras nos últimos 10 anos.Tal aumento representa desafios reais ao país, uma vez que, o excesso de peso e a obesidade estão associados ao maior risco de desenvolvimento de DCNT em indivíduos saudáveis e a prognósticos negativos em indivíduos que já possuam essas doenças.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360