Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO1k - Hipertensão

21278 - ESTRATÉGIA DE ATIVAÇÃO DA INTENÇÃO PARA A REDUÇÃO DO CONSUMO DE SAL ENTRE PACIENTES HIPERTENSOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: ENSAIO CLÍNICO PRAGMÁTICO
ANDRESSA TEOLI NUNCIARONI - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS; FACULDADE DE ENFERMAGEM, UNICAMP, ADRIANA FREITAS - TIER 1 CANADA RESEARCH CHAIR IN SHARED DECISION MAKING AND KNOWLEDGE TRANSLATION, UNIVERSITÉ LAVAL, QUÉBEC, QC, CANADA; POPULATION HEALTH AND PRACTICE-CHANGING RESEARCH GROUP, CHU DE QUÉBEC RESEARCH CENTRE, QUÉBEC, QC, CANADA, HERVÉ TCHALA VIGNON ZOMAHOUN - CENTRE DE RECHERCHE SUR LES SOINS ET LES SERVICES DE PREMIÈRE LIGNE – UNIVERSITÉ LAVAL (CERSSPL-UL); HEALTH AND SOCIAL SERVICES SYSTEMS, KNOWLEDGE TRANSLATION AND IMPLEMENTATION COMPONENT OF THE QUEBEC SPOR-SUPPORT UNIT, UNIVERSITÉ LAVAL, QUÉBEC, QC, CANA, MATHEW MENEAR - TIER 1 CANADA RESEARCH CHAIR IN SHARED DECISION MAKING AND KNOWLEDGE TRANSLATION, UNIVERSITÉ LAVAL, QUÉBEC, QC, CANADA; POPULATION HEALTH AND PRACTICE-CHANGING RESEARCH GROUP, CHU DE QUÉBEC RESEARCH CENTRE, QUÉBEC, QC, CANADA; DEPARTMENT OF FAMILY MEDICIN, ROBERTA CUNHA MATHEUS RODRIGUES - FACULDADE DE ENFERMAGEM, UNICAMP, FRANCE LÉGARÉ - TIER 1 CANADA RESEARCH CHAIR IN SHARED DECISION MAKING AND KNOWLEDGE TRANSLATION, UNIVERSITÉ LAVAL, QUÉBEC, QC, CANADA; POPULATION HEALTH AND PRACTICE-CHANGING RESEARCH GROUP, CHU DE QUÉBEC RESEARCH CENTRE, QUÉBEC, QC, CANADA; DEPARTMENT OF FAMILY MEDICIN, MARIA CECÍLIA GALLANI - LAVAL UNIVERSITY, FACULTY OF NURSING, QUEBEC, CANADA


Apresentação/Introdução
O elevado consumo de sal é fator de risco modificável muito presente atualmente. A estratégia de Ativação da Intenção é uma técnica baseada em evidência capaz de reduzir o consumo de sal em contextos controlados de pesquisa. Entretanto, não se sabe se essa estratégia é factível, viável e aceitável pelos profissionais de saúde quando aplicada em condições reais da prática clínica em saúde coletiva.


Objetivos
Avaliar a aceitabilidade da intervenção na prática clínica, a viabilidade na percepção enfermeiros e pacientes e o potencial efeito da intervenção sobre o consumo de sal quando implementada pelos enfermeiros das equipes de saúde na atenção primária.


Metodologia
Participaram do estudo 8 unidades de atenção primária à saúde, 19 enfermeiros e 41 pacientes. As unidades foram aleatorizadas em cluster INTerAÇÃO (intervenção-GI) e cluster Mensuração do consumo de sal (controle-GC). Os enfermeiros que trabalhavam nas unidades do GI foram capacitados para a implementação da intervenção, e no GC, foram capacitados para a mensuração do consumo de sal. Os end-poits principais foram as taxas de interesse de participação, recrutamento e retenção de unidades de saúde, enfermeiros e pacientes, avaliação da experiência dos enfermeiros e pacientes com a intervenção e análise da redução do consumo de sal dos pacientes. As análises foram quantitativas e qualitativas.



Resultados
Os resultados apontaram para o elevado interesse dos enfermeiros em participar do estudo (unidades de saúde=70,8%; enfermeiros=81,1% GI e 71,4% GC), porém baixa taxa de permanência entre os enfermeiros (48% GI; 29,1% GC) e pacientes (71,4% GI; 16,7% GC). Os enfermeiros consideraram a intervenção viável, efetiva na mudança de comportamento e algumas barreiras reportadas foram o aumento na duração da consulta de enfermagem e a sobrecarga de atividades do enfermeiro, dificultando a continuidade no estudo e o recrutamento de pacientes. Os pacientes avaliaram a intervenção como útil e aceitável. Os pacientes do grupo INTerAÇÃO reduziram o consumo de sal de 7,5±4,2g/dia para 4,6±2,5g/dia.


Conclusões/Considerações
Quando implementadas por enfermeiros que trabalham em contexto real da prática clínica na saúde coletiva, a estratégia de Ativação da Intenção é potencialmente factível e aceitável pelos enfermeiros e pacientes e mostra-se efetiva na redução do consumo de sal entre hipertensos. Um estudo incluindo maior número de unidades de saúde, enfermeiros e pacientes ainda é necessário para avaliar a efetividade da intervenção na prática clínica.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360