Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO1f - Avaliação de DCNT

24987 - OCORRÊNCIA DE DOR NA COLUNA E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS: ESTUDO DE BASE POPULACIONAL
MIRELLE DE - FURG, JULIANA NUNES - UFPEL, BRUNO PEREIRA NUNES - UFPEL, SUELE MANJOURANY SILVA DURO - UFPEL, ELAINE TOMASI - UFPEL, FERNANDO CARLOS VINHOLES SIQUEIRA - UFPEL, DENISE SILVA DA SILVEIRA - UFPEL, PÂMELA VOLZ - UFPEL, LUIZ AUGUSTO FACCHINI - UFPEL, ELAINE THUMÉ - UFPEL


Apresentação/Introdução
Uma das doenças mais prevalentes entre os idosos é a dor nas costas, ficando atrás somente da hipertensão arterial sistêmica. Estima-se que idosos com dor nas costas têm 60% mais despesas com saúde do que aqueles sem o problema, fazendo com que o impacto desta patologia na população idosa se torne um problema de saúde pública de alta relevância.




Objetivos
Estimar a prevalência de dor nas costas e os fatores associados em idosos de de um município do extremo Sul do Brasil.


Metodologia
Estudo transversal de base populacional. O desfecho “distúrbio na coluna vertebral” foi investigado através da variável “Algum médico disse que o(a) Sr.(a) tem doença na coluna?”. As variáveis independentes estudadas foram: sexo, idade, morar só, situação conjugal, escolaridade, classificação econômica, uso de tabaco, uso de álcool, assistir televisão >3 horas diárias, autoavaliação de saúde, quedas, fraturas, hipertensão, diabetes, reumatismo, artrite, déficit cognitivo, incapacidade funcional, consulta nos últimos 3 meses, utilização serviço de urgência e serviços hospitalares. Foi utilizado teste de qui-quadrado e adotado nível de significância de 5%.


Resultados
Foram investigados 1.593 idosos. A prevalência de dor nas costas foi 37,4%, destes 91,5% referiu ter o problema há mais de 12 meses. Mostrou-se associado ao desfecho sexo feminino, autoavaliação de saúde ruim/péssima, menor escolaridade, idosos hipertensos e que consultaram nos últimos 3 meses. As variáveis assistir televisão >3horas diárias e presença de déficit cognitivo apresentaram-se como fatores de proteção.


Conclusões/Considerações
Acredita-se que a elevada prevalência de dor nas costas pode ser justificada pelo processo fisiológico de envelhecimento, contudo, alguns fatores de risco, tais como autoavaliação de saúde, consulta nos últimos 3 meses e hipertensão são passíveis de mudanças. Neste sentido, conhecer quais fatores de risco afetam a saúde musculoesquelética da coluna dos idosos é indispensável para proposição de ações voltadas a este público.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360