Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO1f - Avaliação de DCNT

21901 - PREVALÊNCIA E PADRÕES DE MUTIMORBIDADE EM ADULTOS: ESTUDO TRANSVERSAL DE BASE POPULACIONAL NO ESTADO DO AMAZONAS
MARIA ELIZETE ALMEIDA ARAUJO - UNB E UFAM, TAIS FREIRE GAVAO - UNICAMP, MARCUS TOLENTINO SILVA - UFAM E UNIVERSIDADE DE SOROCABA, BRUNO PEREIRA NUNES - UFPEL, MAURICIO GOMES PEREIRA - UNB


Apresentação/Introdução
Multimorbidade é a ocorrência simultânea de vários problemas de saúde em um indivíduo. Uma lista de pelo menos 12 doenças crônicas tem sido utilizada na aferição, usando ponto de cortes de ≥2 doenças. O estudo dos tipos e padrões de multimorbidade, permite identificar como as doenças estão agregadas e associadas, e estratégias para prevenção e tratamento possam ser tomadas.


Objetivos
Estimar a prevalência de multimorbidade e fatores associados em adultos na Região Metropolitana de Manaus.


Metodologia
Trata-se de um estudo transversal de base populacional, realizado em 2015, que incluiu adultos ≥ 18 anos. A amostragem foi realizada em três etapas: sorteio simples de setores censitários, amostra sistemática de domicílios e sorteio simples dos indivíduos conforme as cotas censitárias de sexo e idade. Multimorbidade foi avaliada pela ocorrência de ≥2 e ≥3 doenças crônicas, autoreferidas pelos entrevistados. Foi calculada prevalência, e os fatores associados foram identificados pelas razões de prevalência (RP), obtidas por regressão de Poisson em modelo hierárquico. Uma análise fatorial investigou os clusters de multimorbidade. Os cálculos ponderaram a complexidade do delineamento.


Resultados
4.001 adultos (53% mulheres). A prevalência de ≥2 multimorbidade foi 29% (IC 95%: 27,6-30,5%) e ≥3 foi 15% (IC 95%: 14,1-16,4%). Multimorbidade foi maior em mulheres, RP= 1,7 (IC 95%: 1,5-1,8%), idosos, RP=5,7 (IC 95%: 4,5-7,1%) e em percepção ruim de saúde, RP=3,7 (IC 95%: 2,7-5,0%). Consulta médica, hospitalização e dengue no último ano também foram associadas. Na análise fatorial, as mulheres apresentaram um padrão de multimorbidade incluindo doenças cardiometabólicas, musculoesqueléticas, respiratórias e psicossomáticas. Nos homens identificou-se dois grupos, o primeiro incluiu doenças musculoesqueléticas, respiratórias e psicossomáticas, e o segundo, doenças cardiometabólicas.


Conclusões/Considerações
Multimorbidade foi comum na população adulta do Amazonas, sendo mais associada as mulheres, os idosos, em indivíduos com pior percepção da saúde, e naqueles que consultaram ao médico e hospitalizaram-se no último ano.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360