Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO1e - Diabetes

28306 - COMPARAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM DIABETES MELLITUS: EDUCAÇÃO EM GRUPO E VISITA DOMICILIAR
DANIEL - UFSJ, JÉSSICA CAROLINE DOS SANTOS - UFMG, MAÍSA MARA LOPES MACEDO - UFMG, EDNA AFONSO REIS - UFMG, ILKA AFONSO REIS - UFMG, HELOISA DE CARVALHO TORRES - UFMG


Apresentação/Introdução
O diabetes Mellitus tipo 2 é um problema de saúde mundial de alta incidência que está relacionado aos maus hábitos alimentares e o sedentarismo. Nesse contexto, estratégias educativas como a educação em grupo e as visitas domiciliares têm incentivado o empoderamento e a adesão às práticas de autocuidado do usuário com essa condição.


Objetivos
Comparar os efeitos da educação em grupo e visita domiciliar na adesão e empoderamento para o autocuidado do usuário com diabetes mellitus tipo 2 na melhora do controle glicêmico.



Metodologia
ensaio clínico com cluster randomizado com 238 usuários com diabetes tipo 2, atendidos na APS de um município mineiro, inseridos no programa de empoderamento em diabetes em 2015/2016. Participaram 238 usuários, sendo 93 alocados na educação em grupo, 34 na visita domiciliar e 111 no grupo controle, por 12 meses. Na coleta de dados educativas utilizou-se o questionário escala de empoderamento em diabetes mellitus, de autocuidado em diabetes e como indicador clínico o exame de hemoglobina glicada. A coleta ocorreu tempo inicial e final do programa. Por meio do SPSS fez-se análise descritiva, testes ANOVA, Qui-quadrado de Pearson, t Student pareado e Wilcoxon com nível de significância de 5%.


Resultados
A maioria dos participantes era do sexo feminino, sendo que 158 (66,4%) eram mulheres e 80 (33,6%) eram homens, na média de idade de 57,8 anos. Em relação ao estado civil, 181 (78%) deles tinham companheiro. No que se refere à prática de atividades remuneradas, apenas 110 (46,2%) afirmaram ter vínculo empregatício. Observou-se melhora nos aspectos relacionados ao empoderamento e adesão ao autocuidado tanto da educação em grupo quanto na visita domiciliar. No entanto, apenas na educação em grupo houve melhora estatisticamente significativa em relação à hemoglobina glicada.


Conclusões/Considerações
As estratégias visita domiciliar e educação em grupo apresentaram resultados significativos ao tratamento do usuário com diabetes mellitus tipo 2, no que diz respeito ao empoderamento e adesão ao autocuidado.

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