Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO1b - Doenças cardiovasculares e renais

24663 - REPRESENTAÇÕES DE USUÁRIOS DO SERVIÇO DE ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE. SOBRE SUAS ÚLCERAS VENOSAS
MARIA IMACULADA DE FÁTIMA FREITAS - UFMG, MARCO AURÉLIO DE SOUSA - UFMG, REGINA CÉLIA DE CASTRO - UFMG, NATHÁLIA CRISTINA PEREIRA DA COSTA - UFMG, ARIANA PAULA DA SILVA - UFMG


Apresentação/Introdução
As úlceras venosas (UV) são lesões de membros inferiores e se caracterizam como um problema de saúde pública, especialmente nos serviços de Atenção Primária à Saúde. Sua presença pode ocasionar mudanças e dificuldades em diversos aspectos na vida da pessoa acometida, com inferências negativas na qualidade de vida.


Objetivos
Compreender o sofrimento na perspectiva de pacientes com úlceras venosas.


Metodologia
Trata-se de pesquisa qualitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais, na perspectiva de Alain Giami. Foram realizadas entrevistas individuais abertas com 12 pacientes portadores de UV, que realizam curativos e acompanhamento em Unidades Básicas de Saúde, no município de Belo Horizonte. Os dados foram interpretados com base na Análise Estrutural da Narração.


Resultados
Foram definidas quatro categorias após a interpretação dos dados: Contexto de vida; Impacto da existência da ferida no cotidiano; Representações sobre a ferida: causas, tratamento, cuidados, curativo; Expectativas em relação à cura e tratamento da ferida. A análise mostrou que o sofrimento existe e, muitas vezes, é reflexo de assistência deficitária em vários aspectos, sobretudo sem considerar as formas de pensar e viver das pessoas acometidas. A repercussão de cuidados inadequados aos pacientes com úlceras venosas pode contribuir para a não cicatrização da lesão, acarretando alto custo social e emocional.


Conclusões/Considerações
As representações dos pacientes desvelam que a assistência à saúde ainda é fragmentada, centrada nos aspectos biológicos e medicalizados do cuidado. Este estudo poderá contribuir para redimensionar as práticas de cuidado dos profissionais e deslocar o foco do atendimento centrado apenas no cuidado à UV para uma abordagem integral do paciente com lesões.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360