Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC14c - Políticas de saúde: contexto, formulação e implementação

29043 - CONTRARREFORMA NA POLÍTICA DE SAÚDE EM PERNMABUCO
RAQUEL CAVALCANTE SOARES - UFPE, ANA CRISTINA DE SOUZA VIEIRA - UFPE, EDGAR GONÇALVES DOS SANTOS - UFPE, RUTHELCY DE ANDRADE - UFPE, RENATO URBANO DA SILVA - IMIP, IRLA CLAUDIA BARBOSA DA SILVA - IMIP, ROBERTO CORREIA ALVES - UFPE


Apresentação/Introdução
O presente relato constitui-se síntese de parte das discussões e resultados de pesquisa desenvolvida entre os anos de 2013-2017, sob o título “A contrarreforma na política de saúde e o Serviço Social: expressões e tendências em Pernambuco”. O objeto do estudo foi a contrarreforma na saúde em Pernambuco, com enfoque na expansão das organizações sociais.


Objetivos
Analisar as expressões da tendência de privatização da saúde pública em Pernambuco a partir do crescimento das organizações sociais na gestão da saúde


Metodologia
A pesquisa tem como fundamentação a teoria social crítica de Karl Marx, buscando desvelar a realidade a partir do concreto, identificando as categorias sociais em sua complexidade. É de natureza qualitativa e os procedimentos utilizados foram: levantamento e análise de dados secundários publicizados sobre as organizações sociais da saúde em Pernambuco, levantamento bibliográfico sobre a temática da contrarreforma na saúde, organizações sociais, privatização da saúde e precarização. A análise do material foi orientada pelas categorias de contradição, totalidade e historicidade, além de interesses de classe social.


Resultados
Identificou-se uma expansão no quantitativo de Organizações Sociais em Pernambuco. O processo que se iniciou com uma (01), em 2009; chegou a 2013 com seis (06) organizações . Atualmente, tem-se 10 organizações sociais da saúde atuando em Pernambuco, sendo que duas pertencem ao mesmo grupo. Em três anos, houve uma expansão de 66,7% no número de organizações. O quantitativo de unidades de saúde entregues para a sua gestão também cresceu muito. Hoje são 35 unidades configuradas em Unidades de Pronto Atendimento, Unidades de Pronto Atendimento Especializado e hospitais, de gestão estadual e municipal. Em 2013, eram 16 unidades, o que representou um aumento de mais de 100%.


Conclusões/Considerações
A contrarreforma da saúde em Pernambuco vem aprofundando tendências nacionais na perspectiva de uma intensa apropriação do fundo público pelas organizações sociais. A lógica da privatização ocorre de forma não clássica, evidenciando também um processo de refilantropização da saúde atualizada segundo os interesses do capital privado.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360