Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC14c - Políticas de saúde: contexto, formulação e implementação

27908 - AÇÕES CORRESPONSÁVEIS ENTRE INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS E NÃO GOVERNAMENTAIS: O CASO DA ONCOLOGIA PEDIÁTRICA
LAURENICE DE JESUS ALVES PIRES - INSTITUTO DESIDERATA, EVELYN KOWALCZYK DOS SANTOS - INSTITUTO DESIDERATA


Período de Realização
Desde 2005


Objeto da Experiência
Promover o diagnóstico precoce de crianças e adolescentes com câncer


Objetivos
Desenvolver uma estratégia envolvendo diferentes níveis de gestão da saúde e os setores governamental e não governamental para a construção de uma política de promoção do diagnóstico precoce para crianças e adolescentes com câncer no Rio de Janeiro.


Metodologia
Identificação dos principais atores envolvidos com oncologia pediátrica e saúde da criança no setor público. Proposição de agenda de construção coletiva, colaborativa e corresponsável para promoção do diagnóstico precoce. Pactuação com os principais hospitais públicos especializados para início da investigação em 72h. Capacitação em sinais e sintomas na Atenção Primária. Monitoramento das suspeitas encaminhadas à Atenção Terciária. Divulgação dos resultados para profissionais e público geral.


Resultados
Construído fluxo de referência para encaminhamento de casos suspeitos, com 1.058 crianças encaminhadas da Atenção Primária para avaliação diagnóstica de 2009 a 2016. Diagnóstico de 110 neoplasias malignas e 566 outros diagnósticos entre as crianças atendidas. Capacitação de 3.632 profissionais da Atenção Primária para a identificação dos sinais e sintomas do câncer (12% do total de equipes de Saúde da Família no estado). 19 instituições governamentais e não governamentais são corresponsáveis.


Análise Crítica
Com gestão corresponsável de instituições governamentais e não governamentais, o programa conta com a liderança de uma organização não governamental. Essa posição permite autonomia e agilidade para a realização de muitas ações. Ao mesmo tempo, emprega certa fragilidade ao programa à medida que algumas ações não foram totalmente internalizadas pelo setor público. Essa questão tem sido discutida nas reuniões deliberativas realizadas com a participação do grupo gestor.


Conclusões e/ou Recomendações
Esse trabalho realizado há mais de 10 anos foi construído sob os princípios do SUS, tendo como objetivo o efetivo acesso ao direito à saúde. Seus resultados podem ajudar a (re)pensar a organização de fluxos para outros problemas de saúde, sejam da criança ou do adulto, em oncologia ou outras patologias. A experiência também provoca uma reflexão sobre o papel das organizações do terceiro setor não só no controle social, mas também na efetivação do SUS.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360