Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC14c - Políticas de saúde: contexto, formulação e implementação

26588 - OS SENTIDOS DE UNIVERSALIDADE DA SAÚDE PRESENTES NA 8ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
CELITA ALMEIDA ROSÁRIO - ENSP, TATIANA WARGAS DE FARIA BAPTISTA - ENSP


Apresentação/Introdução
O presente trabalho apresenta os sentidos de universalidade da saúde presentes na 8ª Conferência Nacional de Saúde, identificando os conflitos e disputas em torno desse princípio e as condições de possibilidades para maior expressão de um determinado sentido nesta Conferência. A 8ª CNS foi elencada como espaço privilegiado para a identificação do processo discursivo deste conceito


Objetivos
Apresentar os principais argumentos e propostas relacionadas à universalização; os sujeitos e grupos que vocalizaram sentidos; e as condições de possibilidade para que um determinado sentido de universalidade ganhasse maior expressão na 8ª CNS.
Metodologia (700)



Metodologia
Trata-se de estudo sobre a produção de sentidos a partir da análise das práticas discursivas. Foram escolhidos como fonte de análise os principais documentos elaborados no evento: os Anais da Conferência, os textos preparatórios e o Relatório Final. Foram também analisados materiais produzidos pela mídia (jornais, vídeos e outros), documentos divulgados por instituições de Saúde Coletiva (Revista do Centro de Estudos Brasileiro em Saúde - Cebes e da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Abrasco), e documentos históricos disponíveis no acervo da Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (COC/ Fiocruz).


Resultados
A identificação de eixos temáticos evidenciou a disputa discursiva entre um sentido de universalidade como ampliação do direito à saúde versus a ampliação do acesso aos serviços de saúde. O conceito ampliado de saúde foi o sentido predominante e vocalizado por atores inseridos no cenário acadêmico, representantes de sindicatos, militantes de movimentos sociais e movimento da reforma sanitária. As principais condições de possibilidades para a emergência deste sentido no contexto da 8ª CNS foram: o processo de redemocratização do Estado no final da década de 1980 e a disseminação de propostas para uma reforma ampla nos setores sociais atreladas à ideia de garantia de direitos de cidadania.


Conclusões/Considerações
Embora o sentido de universalidade majoritário estivesse atrelado ao conceito ampliado de saúde, verificou-se uma disputa entre a defesa da ampliação do direito à saúde versus a ampliação da oferta de serviços de saúde. Tal tensão remete a necessidade de uma maior compreensão sobre possíveis desdobramentos para o processo de construção e consolidação do SUS e os ideais da reforma.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360