Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC14b - Financiamento, gestão e relações público-privadas em saúde

21337 - AUSTERIDADE NO BRASIL: IMPACTOS DA PEC DO TETO DE GASTOS SOBRE O SETOR SAÚDE
DAIANE CELESTINO MELO - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA


Apresentação/Introdução
Na tentativa de retomar o crescimento econômico e o investimento do setor privado, a medida adotada no Brasil para superação da crise econômica atual tem sido a redução de investimentos públicos, e a austeridade vem sendo empregada a partir de 2015 de diferentes formas. Neste cenário, a medida mais impactante foi à aprovação da PEC do teto de gastos que limita por 20 anos os gastos públicos.


Objetivos
Discutir os impactos na saúde da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do teto de gastos n.º 241 em 2016, conhecido como Novo Regime Fiscal (NRF).


Metodologia
Este texto refere-se a um ensaio teórico que aborda os prováveis impactos do NRF sobre o setor saúde. Consideramos neste texto que o NRF não é plano para estabilização fiscal, mas um projeto para redução drástica do tamanho do Estado, pois os ajustes se concentram nas despesas que garantem importantes direitos sociais. O NRF tem como alvo os gastos públicos com saúde e educação, e fixa em zero o crescimento real das despesas primárias por quase 20 anos sendo corrigidas apenas pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Esta medida desconsidera o esperado aumento e envelhecimento populacional, assim como a necessária ampliação e melhoria das ações e serviços de saúde pública no país.


Resultados
O NRF modifica a constituição de 1988, pois desvincula as receitas do país para importantes setores, e desobriga os governos a aumentarem os gastos sociais em contextos de crescimento econômico. Desta forma, em cenários de superávit as perdas para o Sistema Único de Saúde (SUS) poderão ser gigantescas. As implicações do NRF para o SUS apontam outros impactos como: a redução do gasto público per capita com saúde; redução progressiva do gasto publico em proporção ao Produto Interno Bruto (PIB); provável aumento das iniquidades no acesso a bens e serviços de saúde e, assim dificuldade para efetivação do direito à saúde no Brasil.


Conclusões/Considerações
Importante considerar que o NRF visa reverter uma trajetória histórica de crescimento real do gasto público no país. Tal medida pode comprometer os avanços realizados nos últimos 20 anos em relação à pobreza e a desigualdade, e gerar um estrangulamento financeiro do SUS, favorecendo a iniciativa privada e mercadológica da saúde, afetando prioritariamente os grupos mais vulneráveis da sociedade.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360