Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC14a - Relações público-privadas e dinâmica dos mercados em saúde

27912 - ELITES ECONÔMICAS, ESTADO E O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: FRAGILIDADES NAS POLÍTICAS SOCIAIS E NA DEMOCRACIA BRASILEIRA
RACHEL GUIMARAES VIEIRA PITTHAN - INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL - UERJ, FLAVIA ASSIS SOUZA - INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL - UERJ, MICHELE DE SOUZA E SOUZA - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA - FIOCRUZ, THAIS DE ANDRADE VIDAURRE FRANCO - INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL - UERJ, PAULO HENRIQUE DE ALMEIDA RODRIGUES - INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL - UERJ


Apresentação/Introdução
A proteção social em países latino americanos é campo de articulações e disputas de poder enraizados desde a origem da organização política na região. No Brasil, a implantação das políticas de saúde ocorre em um ambiente de disputas políticas e econômicas no qual foram desenvolvidas estratégias e mecanismo para a apropriação dessa política por diferentes grupos privados.


Objetivos
Analisar o processo de disputa no setor privado de saúde e o SUS no que se refere ao acesso e oferta de serviços e ações, tendo como perspectiva a captura que as elites econômicas/políticas fazem dos recursos e políticas do sistema público de saúde.


Metodologia
No Brasil, as relações estabelecidas no campo da saúde envolvem diversos atores e interesses. O estudo realizou uma revisão bibliográfica que analisasse temas sobre: conformação das elites políticas e econômicas; o papel do Estado na conformação das políticas sociais; a atuação do privado no setor da saúde. Na análise de dados secundários verificou a participação do setor privado por região entre 2007 e 2017. O exame desse período objetivou compreender de que forma a preservação de arranjos político institucionais e financeiros de suporte público aos serviços privados e empresas de planos de saúde está competindo com a implementação do direito universal à saúde.


Resultados
Constata-se a relação entre o político e o econômico que, com base numa agenda liberal, na personalização e na individualização fortalece o caráter clientelista das ações políticas, o que pode explicar o abismo social. Apresentou-se a correlação entre emendas parlamentares e barganha política, que os parlamentares protagonizam na distribuição dos recursos nas localidades com maior número de eleitores, otimizando a vantagem no ganho de votos. As verbas públicas direcionadas não obedecem propriamente aos critérios sociais ou seja, sem definir a eficácia e urgência de ações e serviços de saúde no território nacional, sendo orientado mais pelo propósito da governabilidade do que da equidade


Conclusões/Considerações
As desigualdades sociais conformam a origem do Estado brasileiro e é responsável pela fragilização do sistema de proteção social no país. A situação enseja um debate crítico e intersetorial das condições necessárias para que as oportunidades sejam viabilizadas e a busca pelo rompimento ciclo vicioso e até intergeracional de captura política e econômica dos recursos públicos sejam findados pelo Estado.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360