27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC14a - Relações público-privadas e dinâmica dos mercados em saúde |
26186 - MICHEL PORTER E A IDEOLOGIA EMPRESARIAL EM SAÚDE NOS ANOS 2000 JOSÉ ANTONIO DE FREITAS SESTELO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ, LÍGIA BAHIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ
Apresentação/Introdução O Empresariamento da saúde no Brasil avançou da base industrial de produção de mercadorias para a prestação de serviços a partir de modelos de intermediação administrativa e incorporação de agentes econômicos ligados ao setor financeiro. A incorporação das ideias de cadeias de valor e vantagens comparativas formuladas por escolas de negócios tem instruído novas formas de ideologia empresarial
Objetivos Caracterizar a ideologia empresarial na assistência à saúde identificando o papel dos modelos elaborados por Michel Porter para sua integração à corrente ideológica principal da atividade econômica do capital sob dominância financeira nos anos 2000
Metodologia Pesquisa de revisão bibliográfica e documental sobre o conteúdo do material produzido por entidades representativas do pensamento empresarial na assistência à saúde no Brasil nos anos 2000. Foram selecionadas as entidades mais prolíficas na produção de material de divulgação sobre a visão de empresas de prestação e intermediação de serviços assistenciais e sua relação com o conjunto do sistema de saúde. A partir da análise das referências relacionadas nesse material se buscou identificar autores e conceitos mais prevalentes, procedendo a análise do conteúdo dos textos mais relevantes e cotejando com a literatura crítica conexa
Resultados As organizações mais prolíficas são a ANAHP, o IESS, o CBEXs, a Associação para a Saúde Populacional - ASAP (entidade baseada na experiência da Population Health Alliance – PHA), além da FENASAÚDE e ABRAMGE. A ANAHP publicou em 2015 o Livro Branco Brasil Saúde 2015: a sustentabilidade do sistema de saúde brasileiro. A principal referência acadêmica desse material é o artigo de Porter & Teisberg publicado em 2006. O lugar central ocupado por estes autores nos Thik Tanks das empresas e nas escolas de administração e negócios que formam seus próceres solicita um olhar mais apurado sobre o conjunto da obra de Michel Porter e sobre seus críticos
Conclusões/Considerações A obra de Michel Porter tem ampla penetração na literatura das escolas de negócios, mas há críticas substantivas ao seu conteúdo que consideram o porterismo um molde generalizado de concepção e de análise, uma visão de mundo, uma ideologia plena. A transposição espúria de uma metodologia de estudo de casos de firmas e clusters industriais de um país específico para um nível de generalização global ou setorial como no caso da assistência à saúde
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