Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC14a - Relações público-privadas e dinâmica dos mercados em saúde

23387 - A REGULAÇÃO DO MERCADO FARMACÊUTICO PELA CÂMARA DE REGULAÇÃO DO MERCADO DE MEDICAMENTOS
FLÁVIO DE ALMEIDA COUTO - UNEB, PATRÍCIA SODRÉ ARAÚJO - UNEB, EDINÁ ALVES COSTA - UFBA, YARA OYRAM RAMOS LIMA - UFBA, MARILUCE KARLA BONFIM DE SOUZA - UFBA, TATIANE DE OLIVEIRA SILVA ALENCAR - UFBA, GISÉLIA SANTANA SOUZA - UFBA, ANA CRISTINA SOUTO - UFBA, DEBORA ALMEIDA DE JESUS - UNEB


Apresentação/Introdução
O Brasil é um dos países que mais consomem medicamentos; no entanto, o pleno acesso a esta tecnologia no SUS ainda é um desafio e os altos preços dos medicamentos essenciais são uma das causas que contribuem para restringir o acesso. A Câmara de Regulação de Mercado de Medicamentos (CMED) tem atuado principalmente por meio do controle de registro de preços, além de outras competências.


Objetivos
Analisar as políticas de regulação de preço dos medicamentos praticadas pela CMED, entre 2014 e 2016.


Metodologia
Esse estudo integra o Eixo Temático Políticas de Medicamentos, Assistência Farmacêutica e Vigilância Sanitária do Observatório de Análise Política em Saúde (OAPS/ISC-UFBA) e trata de uma análise da política de regulação do mercado de medicamentos praticada pela CMED, no período de 2014 a 2016. Utilizou-se dados do banco de notícias do eixo temático acima referido, dos fatos construídos a partir das notícias sobre a CMED e estratégias de regulação de preços de medicamentos realizadas pelo Executivo (Ministério da Saúde, Anvisa), CONASS, CONASEMS e CNS.


Resultados
Em 2015, a CMED instituiu o Sistema de Monitoramento do Mercado de Medicamentos e um novo modelo de cálculo para o preço máximo ao consumidor, objetivando programar e coordenar tarefas relacionadas à regulação econômica do mercado de medicamentos. O IDEC apontou que esse modelo poderia resultar em beneficio ou aumento dos preços no varejo. A CMED não possui setor de acompanhamento dos preços dos medicamentos comercializados diretamente nos pontos de venda, ocorre de maneira indireta.

Em 2016 publicou-se a MP 754/2016, permitindo ao Conselho de Ministros da CMED autorizar, a qualquer tempo, aumento nos preços dos medicamentos. Tal medida gerou controvérsias no CNS e segmento regulado.



Conclusões/Considerações
A regulação dos preços de medicamentos tem passado por mudanças importantes com desdobramentos que podem ter interferido no acesso a medicamentos, na assistência farmacêutica e na competitividade do setor.
A MP 754/2016 determina a possibilidade de ajuste positivo ou negativo dos preços sem limitação temporal como específica a Lei 10.742/2003, produzindo críticas do controle social e do segmento regulado, devido à insegurança jurídica que gerou.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360