Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC14a - Relações público-privadas e dinâmica dos mercados em saúde

22847 - O SUS E OS PLANOS DE SAÚDE: MUNDOS DISTINTOS
WILSON MARQUES VIEIRA JUNIOR - ANS


Apresentação/Introdução
Características da sociedade brasileira, como paternalismo, personalismo e patrimonialismo reforçam a necessidade da distinção social e do privilégio. Dentre os motivos para contratação de um plano de saúde privado, está a ideia do privilégio em relação ao SUS.
No discurso de beneficiários de planos de saúde percebemos o desejo de possuir um plano de saúde e se afastar do atendimento público.



Objetivos
Como a posse de um plano de saúde age distinção social ?
Os objetivos da pesquisa são:
1) Mostrar de como o ideal de distinção se manifesta nos portadores de planos de saúde
2) Categorizar como o SUS é visto pelos beneficiários de planos de saúde




Metodologia
Trata-se de pesquisa qualitativa com relatos de beneficiários de planos de saúde, a partir de reclamações encaminhadas pelo site da ANS, uma vez que esta forma de encaminhamento permite que o beneficiário redija o próprio texto. Foram selecionados que continham as palavras-chave “público”, “pública” e “SUS”. Os relatos mais expressivos quanto à ideia da distinção foram categorizados sob três aspectos:

1) A indignação por ter sido constrangido a utilizar o serviço público
2) A surpresa por ter encontrado um padrão de boa qualidade quando foi utilizado o serviço público
3) A frustração com os serviços privados contratados



Resultados
1)Relatos com a frustração por não conseguir o atendimento privado e ser obrigado a procurar o atendimento no setor público:“aguardo uma solução, pois acredito que se pago convênio, não precisaria usar hospital público”.
2)Beneficiários de planos de saúde, obrigados a recorrer aos serviços de saúde públicos, mostraram-se surpresos com a boa qualidade dos serviços:“tenho que me valer do SUS, cujo atendimento surpreendentemente foi muito eficaz”.
3)Beneficiários de planos de saúde se veem frustrados em sua expectativa de obter um atendimento de boa qualidade nos serviços particulares:“não pagamos plano de saúde para sermos atendidos tal qual hospitais públicos”.



Conclusões/Considerações
A ideia do plano de saúde como um nicho de eficiência e melhor qualidade em contraponto ao serviço de saúde público, aliado ao desejo por se distinguir socialmente do “populacho” está carregada de símbolos ligados e à distinção social.
Reconhecer os elementos de busca por distinção social, é essencial para a definição de estratégias que valorizem a importante conquista de um sistema universal de saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360