Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO14c - Políticas e Gestão do Sistema de Saúde 

22436 - REDES DE POLÍTICAS NA GOVERNANÇA EM SAÚDE: ESTUDO DE CASO EM DUAS REGIÕES DA AMAZÔNIA LEGAL
ANGELA OLIVEIRA CASANOVA - ENSP/FIOCRUZ, LIGIA GIOVANELLA - ENSP/FIOCRUZ, MARLY MARQUES CRUZ - ENSP/FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
Elementos importantes da reforma do estado na política nacional de saúde foram a descentralização, mercantilização e democratização. Nosso pressuposto é que a governança pública se processa em redes de políticas, com atores diversos, em relativa autonomia e interdependência, que manejam seus interesses a depender dos recursos disponíveis e influência de uns sobre outros.


Objetivos
O estudo, resultante de uma pesquisa de doutorado, teve por objetivo compreender como se conformam as redes de políticas no processo de governança regional em duas regiões de saúde da Amazônia Legal entre 2016-2017.


Metodologia
As regiões escolhidas para o estudo de caso figuram situações geográficas distintas: região metropolitana e região de fronteira internacional. Trata-se de estudo qualitativo, com análise temática de documentos oficiais e entrevistas semiestruturadas com informantes-chave. A matriz de análise considerou dimensões de abordagens de redes e de governança e categoria empíricas. As macrodimensões foram: os atores, os espaços de articulação, regras/normativas e processos envolvidos e utilizados critérios para analisar padrões de interdependência das redes de governança. O mapeamento da rede social teve como categoriais: frequência de contato, natureza/tipo de vínculos e recursos mobilizados.


Resultados
Verificou-se conformação de redes de políticas distintas na governança regional, dado a natureza da estrutura de serviços, mix público-privado e aspectos estruturais das regiões. O colegiado regional de gestão encontrava-se enfraquecido como instância de governança na região de fronteira ao mesmo tempo em que se identificou articulação por rede social e existência de redes de políticas próprias dos gestores, formadas de acordo com sua capacidade de articulação e trajetória na região, sem incluir necessariamente outros gestores da própria região. Na metropolitana, espaços principalmente relacionados as redes temáticas de atenção adquiriram maior protagonismo conformando redes sóciotécnicas.


Conclusões/Considerações
As redes de políticas de governança em saúde têm se formado para além dos espaços formais de negociação, principalmente no âmbito regional, uma vez que tais espaços não têm conseguido dar continuidade e segurança aos acordos firmados. Estudos que analisem em que medida interesses coletivos e/ou privados têm prevalecido nas negociações e acordos são sugeridos para compreender como o interesse público está sendo representado nos espaços informais.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360