Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO14a - Sistemas de Saúde nas Américas: reformas, relações público-privadas e financiamento

21699 - ARRANJOS DE GOVERNANÇA DA ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA NAS REGIÕES DE SAÚDE DO BRASIL
LUCIANA DIAS DE LIMA - ENSP/FIOCRUZ, JOÃO HENRIQUE GURTLER SCATENA - ISC/UFMT, MARIANA VERCESI DE ALBUQUERQUE - ENSP/FIOCRUZ, RICARDO ANTUNES DANTAS DE OLIVEIRA - ICICT/FIOCRUZ, NEREIDE LUCIA MARTINELLI - ISC/UFMT, ADELYNE MARIA MENDES PEREIRA - ENSP/FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
Em um contexto de reconfiguração do poder do Estado, a governança expressa relações de dependência e interação entre diferentes atores na condução de políticas públicas. O uso da governança como categoria de análise permite compreender a complexidade das intervenções regulatórias na saúde, permeadas por organizações e interesses diversos e condicionadas por dinâmicas territoriais específicas.


Objetivos
Analisar os arranjos de governança da assistência especializada do SUS nas regiões de saúde do Brasil.


Metodologia
Foram realizados cinco estudos de caso que incluíram sete regiões de saúde em cada uma das macrorregiões brasileiras. O estudo contemplou abordagens quantitativa e qualitativa complementares, por meio da sistematização de dados secundários e a realização de 128 entrevistas com gestores, prestadores e representantes da sociedade civil, de 2015 a 2016. A análise dos casos foi feita, em perspectiva comparada, considerando: a participação pública e privada na prestação e nas despesas relacionadas à assistência especializada; a concentração da assistência especializada no município polo da região; as relações de poder e os conflitos relativos à assistência especializada segundo atores regionais.


Resultados
A provisão e a despesa pública foram elevadas na Média Complexidade e a privada na Alta. Os municípios foram os principais responsáveis pela provisão pública na maioria das regiões, com exceção da região situada no norte do país onde o estado se destacou. A assistência especializada se mostrou fortemente concentrada nos municípios polo das regiões. O grau de influência dos prestadores nas decisões de saúde foi alto, e a oferta considerada insuficiente e inadequada em relação aos serviços e profissionais médicos. Os conflitos se evidenciaram nas relações intergovernamentais e público-privadas.


Conclusões/Considerações
A diversidade de arranjos – multiníveis (interdependência entre níveis de governo), híbridos (articulação entre o público e o privado) e polarizados (concentração regional no município polo) – caracterizam a governança da assistência especializada do SUS. Tal padrão reflete o peso da descentralização municipalista, a influência do setor privado, e as assimetrias de poder entre municípios nas regiões.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360