Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO14a - Sistemas de Saúde nas Américas: reformas, relações público-privadas e financiamento

21575 - O APARENTE PARADOXO DA SAÚDE NAS ELEIÇÕES AMERICANAS DE 2016 E CAMINHOS PARA A LUTA POR DIREITOS SOCIAIS
ANDRÉ TEIXEIRA JACOBINA - UFBA


Apresentação/Introdução
O trabalho busca analisar as razões para o aparente paradoxo nas eleições nos EUS em 2016 em torno do direito à saúde. Enquanto pesquisas de opinião apontavam que a maioria dos americanos são favoráveis a um sistema universal financiado por um único pagador o Estado, a população americana elegeu, Donald Trump, que prometeu durante a campanha acabar com o chamado Obamacare, ou Affortable Care Act.


Objetivos
O objetivo é analisar as eleições nos EUA de 2016 no que tange direito a saúde, destacando o significado das três principais candidaturas, Hilary Clinton, Bernie Sanders e Donald Trump.


Metodologia
Utilizamos jornais digitais e procedemos articulando as narrativas da campanha dos candidatos com notícias relevantes as suas posições, seja em relação ao Obamacare , direito a saúde. A fim de compreender as eleições americanas e o paradoxo com as pesquisas de opinião, recorremos ao trabalho de Martin Gilens e Benjamin Page da Universidade de Princeton “Testing Theories of American Politics: Elites, Interest Groups, and Average Citizens” (2014) . A fim de analisar a trajetória de Sanders tomamos com referencial o trabalho de Laclau e Mouffe “Hegemonia y estratégia socialista. Hacia uma radicalização de La democracia” (2010).


Resultados
Os resultados da pesquisa sinalizam que enquanto a população americana se torna mais progressista, e isso explica a atual popularidade de Sanders, como o político mais popular do país, o Partido democrata e sua ala corporativa, que apoiou Hillary, se mostra incapaz de representar esse segmento da população, devido aos seus vínculos com o grande capital. Com isso, uma nova direita ultra nacionalista, populista, se aproveitou e conseguiu o poder, e ameaça trazer uma forma de fascismo americano para o cenário político. Apesar disso, a popularidade de Sanders, mostra um caminho alternativo para a esquerda progressista não apenas nos EUA


Conclusões/Considerações
A ameaça de um novo fascismo seja um fenômeno mundial, não restrito aos EUA, entretanto, a grande novidade das eleições de 2016, foi a candidatura de Bernie Sanders. Ao fazer uma candidatura sem aceitar dinheiro do grande capital, com uma agenda de defesa dos direitos sociais, Sanders e os progressistas embora derrotados em 2016, vem se fortalecendo desde então e sinalizam um caminho para forças progressistas em outros países.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360