29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC4c - Aspectos teórico conceituais e metodológicos da saúde coletiva - comunicações curtas - III |
28434 - GRUPO FOCAL COMO ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO DE DADOS DISCURSIVOS OU NÃO ESTRUTURADOS: SIGNIFICADO E USO DAS PICS PARA ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA IRAILDES ANDRADE JULIANO - UEFS/ISC/UFBA, LANA MÉRCIA SANTIAGO DE SOUZA - ISC/UFBA, PALOMA DE CASTRO BRANDÃO - ISC/UFBA, THIAGO SAULO LIMA DOS SANTOS - ISC/UFBA, JORGE ALBERTO BERNSTEIN IRIART - ISC/UFBA, MONIQUE DE AZEVEDO ESPERIDIÃO. - ISC/UFBA
Período de Realização Atividade prática de pesquisa desenvolvida no período de outubro a dezembro de 2017.
Objeto da Experiência Uso da técnica de grupo focal para produção de dados discursivos ou não estruturados, com discentes da pós-graduação em saúde coletiva do ISC/UFBA.
Objetivos Socializar a experiência de utilização do grupo focal para compreensão do significado e uso de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), por estudantes de pós-graduação em saúde coletiva, como prática de produção de dados em pesquisa qualitativa.
Metodologia Atividade prática de aplicação da técnica de entrevista em profundidade com grupo focal, desenvolvida no âmbito da disciplina de Métodos de Análise de Dados Não Estruturados, no ISC/UFBA. Participaram oito discentes da pós-graduação (mestrandos e doutorandos), de diferentes nacionalidades e sexos, sob condução de 4 discentes da disciplina, e após assinatura de TCLE. O exercício alcançou a análise do corpus após transcrição das entrevistas visando à sua categorização mediante a análise de conteúdo.
Resultados A partir do corpus produzido foi possível elencar diferentes categorias de análise sobre o uso das PICS, sua escolha como método, indicações de uso, implementação no SUS e sua relação com a medicina alopática. A atividade permitiu ao grupo desenvolver habilidades na prática da pesquisa qualitativa, com produção de dados a partir da entrevista em profundidade com grupo focal, bem como conhecer e discutir os sentidos atribuídos às PICS pelos discentes da pós-graduação do ISC.
Análise Crítica O aprendizado teórico-prático possibilitou uma formação contextualizada, que ultrapassa a compreensão estática de métodos rígidos de investigação científica. A discussão em sala enriqueceu o debate sobre a temática e possibilitou esclarecimentos acerca dos principais aspectos teórico-metodológicos que orientaram a atividade. A técnica mostrou-se vantajosa ao permitir a obtenção de resultados com interferência mínima dos pesquisadores. Por outro lado, o público-alvo pode ser difícil de recrutar.
Conclusões e/ou Recomendações Foi possível exercer a prática investigativa com métodos de produção e análise de dados não estruturados, e a reflexão crítica do seu uso na pesquisa em saúde coletiva como instrumento de formação de pesquisadores. Além do mais, a prática suscitou material empírico que permitiu promover discussão sobre as PICS entre os estudantes, permitindo uma formação situada e contextualizada.
|