Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC4c - Aspectos teórico conceituais e metodológicos da saúde coletiva - comunicações curtas - III

25746 - O FUTURO DA OBESIDADE NO BRASIL: UMA PREVISÃO A PARTIR DO MÉTODO LEE-CARTER (2006-2030)
MICHELLE NEPOMUCENO SOUZA - CEDEPLAR/UFMG, JÚLIA ALMEIDA CALAZANS - CEDEPLAR/UFMG, LAURA LÍDIA RODRÍGUEZ WONG - CEDEPLAR/UFMG, KENYA NORONHA - CEDEPLAR/UFMG


Apresentação/Introdução
Obesidade é uma das maiores preocupações de saúde pública do século XXI. Projeções mundiais apresentam cenários caóticos, em que a prevalência de obesos aumenta consideravelmente, e a obesidade grau III, de maior perigo, é a que tem o aumento mais significativo. Existem movimentos em prol da diminuição da obesidade no mundo, porém há poucos relatos de políticas de sucesso.


Objetivos
O objetivo deste trabalho é medir e analisar a obesidade entre adultos entre 20 e 59 anos no Brasil entre 2006 e 2030. Essa projeção será calculada a partir do método Lee-Carter, que terá sua aplicabilidade avaliada nesse contexto.


Metodologia
Banco de dados: Foram utilizados os micro dados da “Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico – VIGITEL”, dos anos de 2007 a 2013. A variável dependente do estudo é o Índice de Massa Corporal (IMC), que é igual ao peso do indivíduo, medido em quilos, dividido pelo quadrado da altura medida em metros. O peso e altura foram autodeclarados pelos entrevistados. Método de projeção: Lee-Carter é um método utilizado em estudos de mortalidade, porém tem sido testado em outras áreas com sucesso, como por exemplo, mercado de trabalho e saúde. Uma característica especial do método é que ele converte um registro vetorial específico para a previsão.


Resultados
Os resultados da tendência mostraram que as mudanças entre os anos, foram pequenas. Apesar dessas pequenas diferenças, percebeu-se uma clara tendência de aumento entre as idades e entre os anos estudados, contudo é notório que as proporções aumentam mais para obesidade com a idade. As diferenças entre sexo mostram que as mulheres têm prevalências maiores de indivíduos com obesidade do que os homens, em todos os anos.


Conclusões/Considerações
Pressupõe-se que a população com obesidade crescerá se não houverem mudanças em prol de um estilo de vida mais saudável e em consequência ambientes menos obesogênicos. É preciso que os tomadores de decisão considerem as dimensões demográficas e epidemiológicas associadas ao aumento da obesidade e nos custos que essa prevalência pode gerar ao sistema. Agenda futura: Avaliar o uso do Lee-Carter para obesidade.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360