Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC4b - Aspectos teórico conceituais e metodológicos da saúde coletiva - comunicações curtas - II

28250 - DISCURSOS SOBRE HUMANIZAÇÃO: PROFISSIONAIS E USUÁRIOS EM UMA INSTITUIÇÃO COMPLEXA DE SAÚDE
LAURA RIBEIRO FERREIRA - ENSP/FIOCRUZ, ELIZABETH ARTMANN - ENSP/FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
A Política de Humanização reafirma a necessidade de se investir na qualidade do cuidado. As ações de caráter participativo e humanizado preconizadas pela PNH já se encontravam em diversos serviços antes de sua criação. Foram analisados os discursos de profissionais e usuários buscando captar sua compreensão sobre humanização e suas práticas, independentemente de seu conhecimento formal da PNH.


Objetivos
Discutir a humanização a partir dos discursos de profissionais de saúde e usuários de dois
laboratórios de uma instituição complexa que envolve pesquisa, ensino e assistência, e que é referência na formação de RH qualificado para o SUS.


Metodologia
Foram entrevistados 16 profissionais e 44 usuários, no período de setembro à
outubro/2013. As entrevistas foram analisadas pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo e discutidas com base na Teoria da Ação Comunicativa de Habermas e autores reconhecidos da saúde coletiva. Realizou-se ainda a observação participante em Oficinas de trabalho da Démarche Stratégique que ocorreram nestes laboratórios, cujos dados das discussões foram utilizados na análise, de forma complementar. Para este estudo selecionamos duas questões do roteiro de entrevistas: 1-‘O que o senhor(a) entende por humanização?’, respondida por profissionais e 2- ‘Para o senhor(a) o que é ser bem atendido?’, dirigida à usuários.


Resultados
Os achados apontam para a importância do conjunto de tecnologias duras, leve-duras e
leves para a prática humanizada. Foi ressaltada, além de boa relação profissionais-usuários, a resolutividade que depende de equipamentos e boa infraestrutura.O papel de articulação da ação comunicativa foi destacado, tanto para a formação de redes entre os profissionais, como na relação entre profissionais e pacientes. O fato de a instituição realizar pesquisa foi considerado pelos profissionais e usuários como fator que eleva a qualidade da assistência e contribui para a humanização. Usuários enfatizaram a importância da resolutividade para um atendimento humanizado e consideraram-se bem atendidos.


Conclusões/Considerações
Os usuários consideraram o atendimento prestado humanizado, e o diferenciaram de outros
serviços da rede SUS e de serviços particulares e por plano de saúde, destacando sua superioridade.Os profissionais apontaram a importância do trabalho em equipe e os limites do trabalho em saúdena instituição, observando a necessidade de uma abordagem intersetorial e de maior inserção na rede de atenção, considerados desafios do SUS como um todo.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360