28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC4b - Aspectos teórico conceituais e metodológicos da saúde coletiva - comunicações curtas - II |
25161 - CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA ÀS CIÊNCIAS DA SAÚDE NO CAMPO DA SAÚDE COLETIVA: REFLEXÕES SOBRE A ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE UMA PESQUISA CLARISSA CARVALHO FONGARO NARS - UNIFESP, VIVIANE CRISTINA CÂNDIDO - UNIFESP, DANTE MARCELLO CLARAMONTE GALLIAN - UNIFESP
Apresentação/Introdução Desenvolvendo pesquisa num programa de Saúde Coletiva, a pesquisadora participa de uma disciplina na graduação em Medicina, onde se apropria de conceitos da Filosofia, especificamente de uma autora, que tem composto o aporte teórico para a análise dos seus dados. Este trabalho reflete sobre como a Filosofia pode contribuir para a Saúde Coletiva fundamentando análises em pesquisas qualitativas.
Objetivos Pretendemos explorar como as discussões em Filosofia das Ciências da Saúde, através da autora Jacqueline Lagrée, podem contribuir para a construção e ampliação do conhecimento no campo da Saúde Coletiva.
Metodologia Através da análise das narrativas de uma pesquisa em Saúde Coletiva, que buscou compreender os fenômenos envolvidos na experiência de se ter a vida marcada pelo câncer infantil em SNC, se apresentará como foi encontrada cada temática. O estilo utilizado para as análises foi o da Fenomenologia Hermenêutica, que utiliza da abordagem da imersão/ cristalização para o aparecimento dos temas, por imersão nas narrativas. De acordo com este estilo, é possível utilizar de referenciais teóricos após as análises, que complementem o fenômeno estudado. Neste estudo, foram utilizados conceitos da Filosofia das Ciências da Saúde, que confluíram de forma espontânea após a cristalização dos temas.
Resultados A interpretação dos dados está em aprofundamento, mas já se cristalizam cinco temáticas. Em quatro delas, foi possível utilizar conceitos de Lagrée. As dificuldades são o principal tema e é possível pensar que elas encarnam o que a autora considera como o sofrimento ao se buscar uma consulta médica. A dedicação, segundo tema, relaciona-se ao conceito de dedicação médica, como dom, doação profissional. O Encontro com o Humano, terceiro tema, encontra ressonância no que a autora considera sobre o médico e o paciente, estando estes sempre em relação. O Saber Profissional, quarto tema, aponta para suas discussões sobre a forma predominante nestas relações, que é a da confiança no saber médico.
Conclusões/Considerações Mesmo estando em fase de análise dos dados, o fato de ser possível relacionar conceitos filosóficos a quatro das cinco temáticas do estudo, aponta para um encontro profícuo. Assim, para além da compreensão dos fenômenos específicos no campo da Oncologia Pediátrica, o aporte teórico da Filosofia das Ciências da Saúde pode contribuir de forma significativa e original para as discussões e análises em pesquisas qualitativas em Saúde Coletiva.
|