Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC4b - Aspectos teórico conceituais e metodológicos da saúde coletiva - comunicações curtas - II

25103 - DIVERSIDADE CULTURAL E FIM DE VIDA: REFLEXÕES SOBRE OS MODOS DE MORRER
ALISON DOUGLAS DA SILVA - UNICAMP, JUAN CARLOS ANEIROS FERNANDEZ - UNICAMP, PEDRO HENRIQUE DE FARIA - UNICAMP


Apresentação/Introdução
Com a abertura de fronteiras possibilitadas pelo advento da globalização e a massificação das tecnologias da informação, a contemporaneidade traz como marca uma explosão de diversidade cultural (DC). Diante dessa realidade o campo da saúde enfrenta uma série de desafios para situar suas práticas às demandas desse tempo, sendo o cuidado em fim de vida um dos nós a se desatar.


Objetivos
Esse trabalho tem como objetivo realizar uma revisão integrativa de literatura afim de levantar a produção bibliográfica em torno da temática da diversidade cultural e o cuidado em situação de fim de vida, à luz de autores das ciências sociais.


Metodologia
Realizou-se uma revisão integrativa de literatura, cruzando a produção indexada na base de dados Pubmed e textos de autores das Ciências Sociais. No Pubmed a busca se deu a partir dos descritores “cultural diversity” AND “end of life care”. Foram utilizados artigos publicados nos últimos 30 anos (1987–2017) em português e inglês. Realizou-se um primeiro filtro com a leitura dos títulos e resumos, dos quais foram excluídos artigos que: 1) tratavam sobre aborto ou eutanásia como assunto central; 2) não fizessem uso de autores das ciências sociais em seu referencial teórico. Após essas exclusões, procedeu-se à leitura dos artigos que atendiam aos critérios, seguido da análise e redação do artigo.


Resultados
A partir dos descritores utilizados, retornaram 342 artigos, todos em língua inglesa e publicados em periódicos diversos. Após a leitura dos títulos e resumos, restaram 34 artigos, que foram lidos na integra, restando 13 artigos que utilizaram autores e conceitos das ciências sociais para analisar os dados. Os artigos indicam que as questões relacionados à raça, gênero e etnia são marcadores importantes a serem considerados, sobretudo em processos de fim de vida. Autores das ciências sociais, bem como os artigos utilizados destacam, ainda, o papel decisivo da participação da família no processo de cuidado como uma medida que produz conforto.


Conclusões/Considerações
A DC, apesar de ser uma temática em evidência tanto nas ciências sociais quanto no debate público, ainda carece de investigações aprofundadas e diversificadas no campo da saúde coletiva. É necessário um número maior de investigações que reflitam de forma abrangente sobre os modos de morrer dos sujeitos e a interface com as práticas de cuidado. São fundamentais, ainda, estudos que reflitam sobre o papel e a percepção da família no processo de cuidado.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360