Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO4b - Aspectos teórico conceituais e metodológicos da saúde coletiva - comunicações orais - II

28658 - O USO DO WORLD CAFÉ NA PESQUISA JUNTO ÀS EQUIPES DE SAÚDE
MARIA FABIANA DAMÁSIO PASSOS - FIOCRUZ BRASILIA, MARCELO PEDRA MARTINS MACHADO - FIOCRUZ BRASÍLIA


Apresentação/Introdução
O presente trabalho tem o objetivo descrever a experiência de uso da técnica do world café como estratégia de coleta de dados em uma pesquisa qualitativa no campo da saúde pública, destacando suas vantagens e desvantagens. Neste caso, a referida técnica foi utilizada em uma pesquisa que tinha por objetivo analisar o processo de trabalho de equipes de consultório na rua (eCR).


Objetivos
Analisar o uso do Word Café como método de pesquisa junto á equipes de saúde, levantando e sistematizando as concepções dos trabalhadores dos Consultórios na Rua sobre três categorias de análise: vulnerabilidade, resolutividade e indicadores.


Metodologia
Participaram do world café 14 profissionais de saúde que atuam em equipes de Consultório na Rua, no Distrito Federal. Os 14 trabalhadores foram distribuídos em três mesas reservadas para a discussão de diferentes temas concernentes ao foco da pesquisa (vulnerabilidade, resolutividade e indicadores), que foi compreender o processo de trabalho das equipes de consultório na rua, no Distrito Federal. Para viabilizar a discussão, os trabalhadores foram acomodados em dois grupos de cinco e um grupo com quatro participantes. As rodadas progressivas de diálogo aconteceram com duração de 20 minutos cada com perguntas ou questões que referentes ao eixo trabalhado.


Resultados
As três rodadas de discussão sobre os temas propostos permitiu uma síntese dos principais aspectos discutidos. Na discussão sobre vulnerabilidade, os trabalhadores destacaram a falta de garantia de acesso às políticas públicas para a PSR e a vulnerabilidade da própria equipe. Quanto à resolutividade, os destaques foram o matriciamento e o trabalho em rede como estratégias de garantia de transferência de conhecimento, de troca de experiências e de ampliação do acesso. No caso dos indicadores os destaques foram a necessidade de mensurar os seguintes aspectos: produtividade, adesão, acessibilidade, melhoria da condição de saúde, inserção na rede e autonomia dos usuários.


Conclusões/Considerações
O world café foi considerado como uma técnica adequada para a coleta de dados na situação em questão por três motivos: adequado à amostra de pesquisa (14 pessoas); permitiu que os trabalhadores interagissem, construíssem coletivamente uma visão crítica sobre suas práticas e; foi possível observar a ressignificação destes temas entre os trabalhadores. Uma limitação é não ser tão efetiva para temas muito amplos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360